Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorSteigleder, Bibiana Gallaspt_BR
dc.date.accessioned2017-04-27T02:24:09Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157168pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Psicodiagnóstico é um processo científico que tem como objetivo investigar características psicológicas. As conclusões embasam indicações terapêuticas, que visam o aumento da qualidade de vida do paciente. Existem poucos estudos que avaliam a compreensão das informações fornecidas na devolutiva do psicodiagnóstico e o momento posterior a este. Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares acerca das informações fornecidas no psicodiagnóstico, bem como a busca ou não pelas indicações terapêuticas feitas ao final da avaliação. Método: Foi realizada uma entrevista semiestruturada com mães de seis pacientes atendidos no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP-UFRGS) no ano de 2015, cuja queixa inicial era de dificuldade de aprendizagem. A análise dos dados foi feita através de análise temática. Resultados: Os resultados foram divididos por temas, e alguns destes foram: A percepção de diferenças no desenvolvimento de seus filhos comparando com outras crianças; Passagens por outros serviços de saúde; Experiência com o uso de medicações; As reações com a devolução das informações; O impacto das conclusões do processo na família; Mudanças após o psicodiagnóstico; Entrega do laudo a algum profissional; Busca por atendimentos indicados e permanência nestes; Dificuldades ainda enfrentadas pelos pacientes. Discussão: Ações de prevenção com foco na família e na escola podem ser muito benéficas. Percebe-se que o sistema de saúde público tem dificuldades em acolher demandas por atendimentos em saúde mental, e isto pode estar relacionado com a concepção de saúde da população. O uso de medicações gerou dúvidas nas mães entrevistadas, o que aponta para uma necessidade de que as famílias tenham maior acesso à informação sobre os fármacos. A clareza nas informações é uma característica essencial do psicodiagnóstico A participação da família no processo psicodiagnóstico pode auxiliar no entendimento dos resultados, visto que este processo tem um impacto interventivo. A escrita do laudo precisa ser feita com cuidado, tendo em vista a grande circulação do documento, e deve ter uma linguagem acessível ao destinatário e aos responsáveis pelos pacientes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicodiagnósticopt_BR
dc.subjectAdesão ao tratamentopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titlePsicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples