Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola
dc.contributor.advisor | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.contributor.author | Steigleder, Bibiana Gallas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T02:24:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157168 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Psicodiagnóstico é um processo científico que tem como objetivo investigar características psicológicas. As conclusões embasam indicações terapêuticas, que visam o aumento da qualidade de vida do paciente. Existem poucos estudos que avaliam a compreensão das informações fornecidas na devolutiva do psicodiagnóstico e o momento posterior a este. Objetivo: Avaliar a percepção dos familiares acerca das informações fornecidas no psicodiagnóstico, bem como a busca ou não pelas indicações terapêuticas feitas ao final da avaliação. Método: Foi realizada uma entrevista semiestruturada com mães de seis pacientes atendidos no Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP-UFRGS) no ano de 2015, cuja queixa inicial era de dificuldade de aprendizagem. A análise dos dados foi feita através de análise temática. Resultados: Os resultados foram divididos por temas, e alguns destes foram: A percepção de diferenças no desenvolvimento de seus filhos comparando com outras crianças; Passagens por outros serviços de saúde; Experiência com o uso de medicações; As reações com a devolução das informações; O impacto das conclusões do processo na família; Mudanças após o psicodiagnóstico; Entrega do laudo a algum profissional; Busca por atendimentos indicados e permanência nestes; Dificuldades ainda enfrentadas pelos pacientes. Discussão: Ações de prevenção com foco na família e na escola podem ser muito benéficas. Percebe-se que o sistema de saúde público tem dificuldades em acolher demandas por atendimentos em saúde mental, e isto pode estar relacionado com a concepção de saúde da população. O uso de medicações gerou dúvidas nas mães entrevistadas, o que aponta para uma necessidade de que as famílias tenham maior acesso à informação sobre os fármacos. A clareza nas informações é uma característica essencial do psicodiagnóstico A participação da família no processo psicodiagnóstico pode auxiliar no entendimento dos resultados, visto que este processo tem um impacto interventivo. A escrita do laudo precisa ser feita com cuidado, tendo em vista a grande circulação do documento, e deve ter uma linguagem acessível ao destinatário e aos responsáveis pelos pacientes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicodiagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Adesão ao tratamento | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Psicodiagnóstico : follow up de casos atendidos em um serviço escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001015512 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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