Meditação e educação física : que relação é essa?
dc.contributor.advisor | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Felipe Zimmermann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-25T02:24:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157077 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e as relações entre a meditação e a Educação Física escolar, procurando compreender como e por que a meditação pode ser utilizada neste contexto. Em vista disso, se procurou compreender esse tema através de uma pesquisa bibliográfica e por meio de experiências de práticas pedagógicas. Trata de uma investigação de caráter descritivo exploratório, que além da pesquisa bibliográfica, acrescenta relatos de experiência de práticas pedagógicas de meditação em escolas, realizadas nos três Estágios Docentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a saber, no Estágio na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Deste modo, esta investigação teve como problema de pesquisa a seguinte questão: como e por que a meditação pode ser trabalhada na escola, a partir das aulas de Educação Física? Após procurar compreender os principais impactos da meditação no corpo físico, no psicológico e nas questões sociais, por meio da pesquisa bibliográfica realizada, foi possível gerar uma fundamentação aprofundada sobre o tema em seus diferentes níveis. A seguir, investiguei sobre a aproximação da meditação com a área da Educação, para em seguida, compreender as possibilidades das práticas meditativas na Educação Física. Foi possível aprender, na realização do Trabalho, que a meditação vem ganhando espaço na literatura e na mídia praticamente de modo exponencial na última década, se recheando de respaldo considerável em meio aos trabalhos científicos No que diz respeito à meditação e sua influência no organismo físico, diversos trabalhos já se acumularam, demonstrando múltiplos efeitos positivos, além daqueles de caráter psicológico e social que, do mesmo modo, já se destacaram por demonstrarem benefícios. Todavia, recentemente a relação da meditação com a Educação vem sendo mais explorada, indicando possíveis impactos favoráveis, caracterizando um novo grupo de conhecimento que está em formação. Na área da Educação Física escolar, pouco se produziu acerca dessa relação, sendo possivelmente um campo oportuno para se inserir práticas meditativas, em conjunto com os demais conhecimentos já estabelecidos na área. Sobre as práticas realizadas nos Estágios Docentes, observei desafios e possibilidades existentes nas particularidades do contexto de cada uma das escolas dos três níveis de Ensino, de modo que se configuraram experiências diferentes umas das outras, e, a partir de turmas distintas. Logo, foram realizadas práticas alternativas que se aproximavam com os princípios envolvidos na meditação, a exemplo de atividades com base nos sentidos corporais, além das práticas meditativas em si, que foram realizadas com receptividade positiva pelas turmas, sobretudo no Ensino Fundamental, onde o interesse pelas práticas partiu dos próprios alunos, antes da proposta ser apresentada pelos professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of the present study was to investigate what are the possibilities and relationships between meditation and physical education on schools, looking for how and why meditation can be used in this context. In view of this, I sought comprehend this subject through a bibliographical research and through experiences of pedagogical practices. It is an exploratory descriptive research that, in addition to the bibliographical research, adds reports of experience of pedagogical practices of meditation in schools, occurred on the three Teaching Internships of Degree in Physical Education of the School of Physical Education, Physiotherapy and Dance, of the Federal University of Rio Grande do Sul, in this case, in the Internship in Early Childhood Education, in the Elementary and in the Secondary Education. Thus, this research had as a research problem the following question: how and why meditation can be worked in school, from Physical Education classes? After seeking to understand the main impacts of meditation on the physical, psychological and social issues, through the bibliographical research carried out, it was possible to generate a detailed foundation on the theme in its different levels. Next, I investigated the approximation of meditation with the area of Education, and then, to understand the possibilities of meditative practices in Physical Education. It was possible to learn, through the accomplishment of this work, that meditation has been gaining space, in literature and in the media, practically exponentially in the last decade, filling itself with considerable support in the midst of scientific work Regarding meditation and its influence on the physical organism, several works have already accumulated, demonstrating multiple positive effects, as well as a psychological and social character that, in the same way, have already stood out for showing benefits. However, recently the relationship between meditation and education has been more explored, indicating possible favorable impacts, characterizing a new group of knowledge that is in formation. In the area of Physical Education on schools, little was produced about this relationship, being an opportune field to insert meditative practices, along with other knowledge established in the area. On the practices carried out in the Teaching Internships, I observed the challenges and possibilities existing in the particularities of the context of each one of the schools, in the three levels of Teaching, so that different experiences were configured, and, from different classes. Therefore, alternative practices were carried out to approach the principles involved in meditation, such as activities based on the bodily senses, in addition to the meditative practices itselves, which were performed with positive receptivity by the classes, especially in Elementary School, where the interest about the practices came from the students themselves, before the proposal was presented by the teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Meditation | en |
dc.subject | Meditação | pt_BR |
dc.subject | Mindfulness | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Integrative Body Practices | en |
dc.subject | Yoga | en |
dc.subject | Physical Education | en |
dc.subject | Alternative Body Practices. | en |
dc.title | Meditação e educação física : que relação é essa? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001018532 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License