Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorBraga, Tiago de Matospt_BR
dc.date.accessioned2017-04-25T02:24:24Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157067pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho tem como objetivo compreender como acontece a construção, a estruturação e a realização de uma Proposta Pedagógica de Educação Física em uma escola de Educação Infantil, de forma coletiva e como pode contribuir para o ensino e aprendizagem desse Componente Curricular. Do mesmo modo, reflete sobre a Formação Inicial em Educação Física a partir das experiências construídas no Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da experiência enquanto Monitor desta disciplina. O problema de pesquisa ficou configurado na seguinte questão: Como uma Proposta Pedagógica de Educação Física pode ser construída, estruturada e realizada em uma escola de Educação Infantil? A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, que confere oportunidade para que os participantes do estudo não sejam meros espectadores, mas, que possam participar e auxiliar na pesquisa de forma ativa, tornando-se, dentre outros elementos, também pesquisadores. Como procedimentos para obtenção de informações utilizei: Questionário aplicado aos responsáveis das crianças, equipe pedagógica e diretor da escola e Observação Participante das aulas de Educação Física e da Hora do Pátio da escola; Diário de Campo; e Análise dos seguintes Documentos da escola: Projeto Político Pedagógico, Plano de Estudos, Projetos Pedagógicos, Página do Facebook e Planos de Ensino dos estagiários de Educação Física pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil da cidade de Porto Alegre/RS, campo do Estágio de Docência de Educação Física na Educação Infantil da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Os principais resultados da pesquisa foram organizados em três categorias de análise: Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento dos Responsáveis Pelas Crianças; Importância da Educação Física na Educação Infantil no Entendimento da Equipe Pedagógica e Diretor da Escola; O que Trabalhar Na Educação Física Desta Escola de Educação Infantil – A Construção de Uma Proposta Coletiva. Na primeira categoria relatei a importância da EF na EI na visão dos Responsáveis pelas crianças, sendo a análise realizada com base nos questionários respondidos. Na segunda categoria utilizei o questionário respondido pelos representantes da escola sobre a EF na EI, a partir de uma perspectiva pedagógica. Na terceira categoria fiz uma relação entre as duas visões anteriores, suas aproximações e possíveis distanciamentos. Para finalizar, destaco que esse processo de construção coletiva é de suma importância, pois, a partir dele e da escuta das pessoas envolvidas, foi possível perceber a manifestação de reconhecimento da comunidade escolar em relação à Educação Física na Educação Infantil, além de, se perceberem protagonistas e colaboradores ativos do processo coletivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEducação física na educação infantil : o caso da construção de uma proposta pedagógica em escola pública de educação infantil de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018514pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples