Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTechio, Jônadaspt_BR
dc.contributor.authorNunes, Gerson Menezespt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:24Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156998pt_BR
dc.description.abstractO realismo fotográfico é um dos assuntos mais discutidos pelos autores que tentaram definir a ontologia da fotografia. Neste trabalho abordaremos um tópico central na discussão sobre o realismo, a saber, a transparência fotográfica, através da perspectiva de dois especialistas no assunto, Roger Scruton (capítulo 1) e Kendall Walton (capítulo 2). Além disso, no último capítulo, será também abordada uma "teoria alternativa" à da transparência fotográfica, através do ponto de vista de Philippe Dubois. Como veremos, a transparência fotográfica foi defendida por um lado por um autor bastante crítico em relação à fotografia e suas possibilidades representacionais/artísticas (Scruton), e por outro, por um autor que articula uma teoria mais flexível através de uma análise mais “relativizada” da transparência das imagens fotográficas (Walton). Já, em Dubois, o ponto mais importante para nossos estudos faz uma análise semiótica da ontologia da fotografia em que a fotografia funcionaria como um índice da realidade- "a fotografia como traço do real". Veremos que se faz necessário essa análise de cunho semiótico da fotografia, analisando seu processo como um todo, desde sua captação até seu produto final.pt_BR
dc.description.abstractPhotographic realism is one of the subjects most discussed by the authors who tried to define the ontology of photography. In this paper we will investigate a central topic in the discussion of realism, namely, photographic transparency, from the perspective of two specialists in the subject, Roger Scruton (chapter 1) and Kendall Walton (chapter 2). In addition, in the last chapter, an alternative theory to that of the photographic transparency will also be approached, from the point of view of Philippe Dubois. As we shall see, photographic transparency was defended on the one hand by a very critical author in relation to photography and its representational / artistic possibilities (Scruton), and on the other by an author who articulates a more flexible theory through a more "relativized" of the transparency (Walton). Finally, in the most important point for our studies, Dubois makes a semiotic analysis of the ontology of photography in which photography would function as an index of reality - "photography as a trait of the real." We will see that this semiotic analysis of photography is necessary, analyzing its process as a whole, from its capture to its final product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPhotographic realismen
dc.subjectRealismo (Filosofia)pt_BR
dc.subjectTransparencyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDubois, Philippe, 1965-pt_BR
dc.subjectWalton, Kendall L., 1939-pt_BR
dc.subjectScruton, Roger (Vernon) , 1944-pt_BR
dc.titleOntologia da fotografia : realismo fotográfico e transparênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMotta, Nykolas Friedrich Von Peters Correiapt_BR
dc.identifier.nrb001017488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationFilosofia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples