Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCezar, Temistocles Americo Correapt_BR
dc.contributor.authorMelo, Eron Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156988pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura trazer uma análise sobre a maneira como diferentes conteúdos históricos vem sendo cada vez mais abordados em uma mídia que vem crescendo cada vez mais: a dos jogos digitais. Para tanto o principal jogo analisado foi o Assassin’s Creed Syndicate, desenvolvido por uma das maiores empresas desenvolvedoras de jogos digitais da atualidade, a Ubisoft. Esta que recentemente anunciou a criação da Ubisoft Publishing, empresa que vai cuidar dos produtos editoriais baseados nos games da desenvolvedora. O jogo se passa durante a segunda metade do século XIX, procurando retratar o processo da Revolução Industrial e utilizando de alguns personagens históricos para chamar a atenção do público. O foco da pesquisa se concentrou na análise de como a história é trabalhada no produto em questão e como esta mídia, originalmente de puro entretenimento, vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e utilizando, com grande sucesso financeiro, de conteúdos históricos em seus produtos. Além disso, procura-se contribuir, ao menos um pouco, na discussão a respeito de como os professores, universitários ou não, podem utilizar-se dos conteúdos destes jogos como recurso didático-pedagógico e contextualizá-los nos dias atuais Para tanto, foi necessário jogar o jogo atentando para os diferentes personagens já reconhecíveis pelo público em geral que foram nitidamente utilizados para vender o produto. Também chamaram a atenção os diferentes cenários, que retratam muito bem a Londres do período, a trilha sonora e a narrativa interativa, característica essencial desse tipo de mídia. Cabe ressaltar que este é apenas o jogo mais recente de uma franquia com diversos outros jogos, portanto, espera-se uma melhora em relação aos anteriores, principalmente no que diz respeito a sua abordagem de conteúdo histórico, suas personagens femininas, até então pouco desenvolvidas e seu enredo. Apesar de mostrar um certo apego a grandes personagens históricos e grandes acontecimentos, o produto tem inovações que serão analisadas adiante. Portanto, temos aqui uma ferramenta importante para qualquer historiador que queira se aventurar pelo mundo digital e fazer críticas construtivas a respeito dessa mídia e sua relação com a sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectHistória : Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRevolução Industrial : 1780-1914pt_BR
dc.titleAssassinos na Revolução Industrial : a história retratada no jogo Assassin's Creed Syndicatept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples