Assassinos na Revolução Industrial : a história retratada no jogo Assassin's Creed Syndicate
dc.contributor.advisor | Cezar, Temistocles Americo Correa | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Eron Teixeira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-21T02:35:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/156988 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura trazer uma análise sobre a maneira como diferentes conteúdos históricos vem sendo cada vez mais abordados em uma mídia que vem crescendo cada vez mais: a dos jogos digitais. Para tanto o principal jogo analisado foi o Assassin’s Creed Syndicate, desenvolvido por uma das maiores empresas desenvolvedoras de jogos digitais da atualidade, a Ubisoft. Esta que recentemente anunciou a criação da Ubisoft Publishing, empresa que vai cuidar dos produtos editoriais baseados nos games da desenvolvedora. O jogo se passa durante a segunda metade do século XIX, procurando retratar o processo da Revolução Industrial e utilizando de alguns personagens históricos para chamar a atenção do público. O foco da pesquisa se concentrou na análise de como a história é trabalhada no produto em questão e como esta mídia, originalmente de puro entretenimento, vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e utilizando, com grande sucesso financeiro, de conteúdos históricos em seus produtos. Além disso, procura-se contribuir, ao menos um pouco, na discussão a respeito de como os professores, universitários ou não, podem utilizar-se dos conteúdos destes jogos como recurso didático-pedagógico e contextualizá-los nos dias atuais Para tanto, foi necessário jogar o jogo atentando para os diferentes personagens já reconhecíveis pelo público em geral que foram nitidamente utilizados para vender o produto. Também chamaram a atenção os diferentes cenários, que retratam muito bem a Londres do período, a trilha sonora e a narrativa interativa, característica essencial desse tipo de mídia. Cabe ressaltar que este é apenas o jogo mais recente de uma franquia com diversos outros jogos, portanto, espera-se uma melhora em relação aos anteriores, principalmente no que diz respeito a sua abordagem de conteúdo histórico, suas personagens femininas, até então pouco desenvolvidas e seu enredo. Apesar de mostrar um certo apego a grandes personagens históricos e grandes acontecimentos, o produto tem inovações que serão analisadas adiante. Portanto, temos aqui uma ferramenta importante para qualquer historiador que queira se aventurar pelo mundo digital e fazer críticas construtivas a respeito dessa mídia e sua relação com a sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | História : Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Revolução Industrial : 1780-1914 | pt_BR |
dc.title | Assassinos na Revolução Industrial : a história retratada no jogo Assassin's Creed Syndicate | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001017066 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (760)