Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorLeenhardt, Jacquespt_BR
dc.date.accessioned2017-04-14T02:22:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156774pt_BR
dc.description.abstractUm dos requisitos fundamentais para a existência de qualquer objeto produzido na moderna sociedade industrial é a possibilidade de ser representado, ou seja, existir previamente por meio de modelos que contenham informações sobre ele e que respondam adequadamente às necessidades de cada etapa de sua concepção, produção, divulgação e consumo. Para dar conta dessa representação, uma série de recursos pode ser empregada, variando dos mais precisos aos mais abstratos. Conhecer as peculiaridades destes recursos é fundamental para que se obtenha melhor aproveitamento na comunicação e divulgação da produção em design. Após uma contextualização da representação em design, identificando suas possibilidades e limites, este artigo propõe o estabelecimento de categorias de classificação e análise dos diferentes sistemas de representação, agrupados sob características comuns. De cunho didático e analítico, esta classificação procura contribuir tanto para o melhor entendimento e aproveitamento dos diversos recursos comunicacionais do design, refletindo sobre o estado da arte em termos de representação, quanto para a consolidação de uma teoria do design.pt_BR
dc.description.abstractOne of the fundamental requirements for the existence of any object produced in modern industrial society is the possibility that it can be be represented, or that already exist through templates that contain information about it and rightly responds to the needs of each stage of its design, production, dissemination and consumption. To account for this representation, a number of features can be used, ranging from more accurate to the more abstract. Knowing the peculiarities of these resources is essential in order to obtain better use of communication and dissemination of the production in design. After the contextualization of representation in design, identifying their possibilities and limitations, this article proposes the establishment of categories of classification and analysis of the different systems of representation, grouped under common characteristics. Didactic and analytical, this classification seeks to contribute both to the better understanding and use of various communication features of design, reflecting on the state of the art in terms of representation, and for the consolidation of a theory of design.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.21, n.1 (2017), p.270-282pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectRepresentation in designen
dc.subjectCommunication in designne
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTaxonomyen
dc.titleTaxonomia da representação em designpt_BR
dc.title.alternativeTaxonomy in design representation en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001019534pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples