Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho teve como objetivo investigar o que pensa a comunidade escolar sobre o Projeto Orquestra Villa-Lobos, focalizando suas percepções sobre o Projeto e as funções a ele atribuídas. O Projeto é resultado do trabalho de educação musical desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre (RS). Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com várias instituições e empresas, oferece diversas oficinas de ensino de música à co ...
Este trabalho teve como objetivo investigar o que pensa a comunidade escolar sobre o Projeto Orquestra Villa-Lobos, focalizando suas percepções sobre o Projeto e as funções a ele atribuídas. O Projeto é resultado do trabalho de educação musical desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre (RS). Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com várias instituições e empresas, oferece diversas oficinas de ensino de música à comunidade, além de contar com um grupo artístico composto por 40 integrantes. Para investigar a perspectiva da comunidade escolar sobre o Projeto, o trabalho adotou como estratégia a pesquisa com base documental, tendo como fonte de dados os depoimentos do livro “Orquestra Villa-Lobos – Música que transforma”. Os depoimentos foram categorizados e alguns são apresentados de forma a demonstrar e detalhar cada categoria. A análise dos depoimentos indica que a comunidade, tanto a escolar quanto a externa à escola, atribui diversas funções ao Projeto, ressaltando experiências e oportunidades adquiridas ou proporcionadas, além de sugeri-lo como exemplo para outros projetos. O lado afetivo e as diferentes oportunidades são de grande importância para os alunos, que também ressaltam a possibilidade de aprendizado musical. Os resultados indicam benefícios que projetos desse tipo trazem para comunidades e escolas carentes e, consequentemente, para seus alunos, o que poderá estimular a criação de projetos parecidos e incentivar a discussão sobre sua importância para uma educação integral e de qualidade. ...
Abstract
This final paper aimed at to investigate what the school community thinks about the Villa-Lobos Orchestra Project, focusing on their perceptions about the Project and the functions attributed to it. The Project is the result of the practices of music education developed since 1992, at the Municipal School of Primary Education Heitor Villa-Lobos, in Porto Alegre, southern Brazil. Maintained by the Municipal Secretariat of Education, in partnership with various institutions and companies, it offe ...
This final paper aimed at to investigate what the school community thinks about the Villa-Lobos Orchestra Project, focusing on their perceptions about the Project and the functions attributed to it. The Project is the result of the practices of music education developed since 1992, at the Municipal School of Primary Education Heitor Villa-Lobos, in Porto Alegre, southern Brazil. Maintained by the Municipal Secretariat of Education, in partnership with various institutions and companies, it offers various music workshops to the community, in addition to having an artistic group composed of 40 members. To investigate the perspective of the school community about the Project, this work adopted the analysis of documents as its strategy, having as a source of data the testimonies of the book "Orquestra Villa-Lobos – Música que transforma" ("Villa-Lobos Orchestra – Music that transforms"). The statements were categorized and some are presented in order to demonstrate and detail each category. The analysis of the testimonies indicates that the community, both school community and the community outside the school, assigns several functions to the Project, highlighting experiences and opportunities, as well as suggesting it as an example for other projects. The affective dimension and the different opportunities offer by the Project are of great importance for the students, who also emphasize the possibility of musical learning. The results indicate benefits that projects of this type bring to poor communities and schools and, consequently, to their students, which may stimulate the creation of similar projects and encourage the discussion about their importance for the global development of students as well as to improve the quality of education. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License