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dc.contributor.advisorRamos, Paula Vivianept_BR
dc.contributor.authorInda, Sofia Reginatopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-14T02:22:37Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156770pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a obra e a trajetória do entalhador e mestre de obras João do Couto e Silva (1826–1883). De origem portuguesa, chegou à Província de São Pedro na década de 1840 e foi responsável pela talha de duas das igrejas mais antigas de Porto Alegre: Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Conceição, ambas do século XIX. Além de se destacar pelos ornatos, florões, portas e tribunas esculpidas, João do Couto e Silva deixou seu nome sob o piso do coro das duas igrejas, atestando, com isso, não apenas o orgulho de tal realização, como uma nova condição de artista no ambiente local e, com ela, a concepção de autoria, marcada por essa assinatura. A pesquisa apresenta o percurso deste entalhador e membro da Irmandade Nossa Senhora da Conceição. Por meio de documentos localizados em vários acervos públicos e da observação de sua obra, esta investigação reconstitui parte da trajetória do artista, colaborando para a compreensão da história da arte no Rio Grande do Sul no século XIX, tomando como escopo, em especial, a arte sacra.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the work of the woodcarver and master builder João do Couto e Silva (1826 – 1883). Born in Portugal, he came to the Provincia de São Pedro in the late 1840s and was responsible for the “talha” (woodcarving) existent in two of the oldest churches in Porto Alegre: Nossa Senhora das Dores and Nossa Senhora da Conceição, both of them built in the Nineteenth Century. In addition to the doors, ceiling medallions and tribunes that he carved, João do Couto e Silva engraved his own name under the chorus at both churches, that which evidences a sense of pride and also, a new condition for the local artist, thus, his signature acts as an indication of his authorship. The research presents the trajectory of this woodcarver, a member of Nossa Senhora da Conceição fellowship. By the meanings of testimonials and documents found at the city’s historical archives, this investigation tries to reconstitute part of his life, aiming towards collaborating to expand Brazilian nineteenth century arts history studies, especially regarding sacred art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSacred arten
dc.subjectCouto e Silva, João do, 1826–1883pt_BR
dc.subjectArte sacrapt_BR
dc.subjectLuzo-brazilian arten
dc.subjectSignatureen
dc.subjectArte : Brasilpt_BR
dc.subjectArte : Portugalpt_BR
dc.subjectHistória da arte : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectArte : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectArte : Século XIXpt_BR
dc.subjectAssinatura (Arte)pt_BR
dc.titleJoão do Couto e Silva um entalhador português na Porto Alegre do século XIXpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015798pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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