Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPerlasca Júnior, Flaviopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-06T02:33:54Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156534pt_BR
dc.description.abstractO futebol é um esporte coletivo que exige a ação conjunta de diferentes dimensões para um bom desenvolvimento e são elas: a técnica, a física, a emocional e a cognitiva. Dentro desta última dimensão, a cognitiva, se insere a tática, um conjunto de ações individuais e coletivas que tem como objetivo resolver determinadas situações em diversos momentos do jogo. Referente ao entendimento tático dos jogadores, podemos dividi-lo em declarativo e processual, porém, neste trabalho, as informações estão relacionadas somente com a esfera declarativa. De maneira geral, o entendimento declarativo pode ser entendido como os fatos que podem ser declarados, ou seja, falar qual é a melhor decisão (GRECO, 2006). A partir disso, o objetivo do trabalho é descrever o nível de entendimento tático declarativo no futebol que as crianças possuem em cada faixa etária e servir como uma espécie de guia para professores e treinadores terem conhecimento daquilo que pode ser assimilado pelas crianças em cada categoria – no caso do futebol – ou série – no caso da escola. O estudo é de caráter qualitativo onde participaram 15 atletas do sexo masculino que fazem parte do Projeto Fabrício Souza, com idades de 10, 11 e 12 anos. O instrumento utilizado para mensurar o entendimento tático declarativo das crianças é constituído por oito vídeos curtos de diferentes princípios táticos, sendo dois vídeos sobre compactação, dois vídeos sobre amplitude e profundidade, dois vídeos sobre mobilidade, um vídeo sobre coberturas defensivas e um vídeo sobre infiltração. Foram identificadas diferenças de entendimento tático declarativo entre as faixas etárias, principalmente no que tange ao princípio da amplitude e profundidade e à riqueza de conteúdo nas respostas.pt_BR
dc.description.abstractSoccer is a team sport, which require efforts from diverse dimensions for a positive development and are they: technical, physical, emotional and cognitive. The tactical falls into the latter, a number of individual and group actions with the primary objective to solve a broad of situations inside the game. About the player's tactical knowledge, we can subdivide them in two groups: declarative and procedural. However, in this article, all the information will be associated to the declarative dimension. In general, the declarative understanding is accepted as declared facts, or in another words, address the best decision (GRECO, 2006). From this statement, the goal of this paper is to elaborate the level of declarative tactical understanding in children from a range of age groups and server as guidance to teachers and coaches of what can be taken in from youngsters in each category – in case of soccer – or academic year – in case of school. This study is a qualitative based research, and 15 male athletes from Fabrício Souza Project participated, with ages ranging from 10 to 12 years. The tool used to measure their declarative tactical understanding was a series of eight short videos from different tactical principles, two of them about compact defending, two about amplitude and depth, two about movability, one about defensive coverage and one about infiltration. Differences of declarative tactical understanding were identified between age groups, especially in regard of the amplitude and depth principles and the content of their answers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSocceren
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectTacticen
dc.subjectTactical understandingen
dc.subjectChildrenen
dc.titleRelação entre a idade e o entendimento tático declarativo de crianças no futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017794pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples