Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorNichele, Tatiana Zarichtapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-16T02:21:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153298pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências e também no ensino de química. As abordagens didáticas que permitem a interdisciplinaridade têm seguido diversas perspectivas e neste trabalho, a abordagem adotada foi a relação do ensino de química com as artes plásticas, que tem sido enaltecida em trabalhos recentes, seja no âmbito da didática das ciências ou no âmbito da filosofia da química. O ajuste fino do foco recaiu sobre as pinturas surrealistas de Salvador Dalí, mais especificamente no período do Misticismo Nuclear. A busca por uma variação do “enxergar” as pinturas de Dalí é um convite frente às novas interpretações para conhecimentos e tecnologias científicas, particularmente aquelas que se relacionam com a percepção e a representação da matéria em sua natureza atômica. Visando uma fissura do senso comum, da opinião cômoda academicista, propôs-se utilizar uma forma de trabalho que não fosse classificada como ingênua ou subjetiva. A literatura nos fornece o fundamento para usar novos recursos de distribuição de imagens para a produção de materiais didáticos que envolvam processos de curadoria. Neste Trabalho de Conclusão de Curso foi utilizado um desses recursos, o Pinterest, que é uma rede social para o compartilhamento de ideias visuais. As pinturas de Dalí encontradas no Pinterest foram selecionadas e compiladas em um processo de curadoria, entendida aqui como uma metáfora do processo de ensino. O convite à variação do “enxergar” as pinturas do Misticismo Nuclear foi acompanhado com a leitura de uma face pouco explorada da obra de Gastón Bachelard, sua enunciação e defesa de uma postura surracionalista da ciência contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinarity has been a desire and a goal in science teaching and in chemical education. The didactic approaches that allow interdisciplinarity have followed different perspectives, in this work the approach adopted was the relation of chemistry education with the plastic arts, which has been praised in recent works, either within the science teaching or within the philosophy of chemistry. The finetuning of focus fell on the surrealist paintings of Salvador Dalí, more specifically in his period of Nuclear Mysticism. The search for a other view of Dalí's paintings is an invitation to new interpretations of scientific knowledge and technologies, particularly those related to the perception and representation of matter in atomic nature. Aiming a fissure of common sense, the comfortable scholar opinion, it was proposed to use a form of work that were not classified as naive or subjective. The literature provides us with the framework for using new digital resources of image distribution for the production of didactic material involving curating processes. In this work was used one of these resources, Pinterest, which is a social network for the sharing of visual ideas. The paintings of Dalí found in Pinterest were selected and compiled in a curating processes, understood here as a metaphor of the teaching process. The invitation to the variation of "seeing" the paintings of Nuclear Mysticism was accompanied by the reading of an unexplored face of Gastón Bachelard's work, his enunciation and defense of a surrationalist stance of contemporary science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectNuclear mysticismen
dc.subjectSalvador Dalíen
dc.subjectBachelarden
dc.subjectPinteresten
dc.titleA Química vista Dalí : o surrealismo e o surracionalismo no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001014346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples