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dc.contributor.advisorCastro, Stela Maris de Jezuspt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Denise de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T02:25:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153033pt_BR
dc.description.abstractComo resultado do ritmo acelerado de trabalho das últimas décadas, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vai cedendo espaço a diversos fatores como à desmotivação, a falta de reconhecimento do trabalho realizado e até mesmo a possíveis patologias decorrentes do trabalho excessivo. Determinar o nível de satisfação com a QVT pode ser importante para avaliar o estado dos funcionários de uma determinada organização e, principalmente para servir de subsídio para a adoção de medidas que venham a contribuir para o bem estar do trabalhador. A satisfação com a QVT é um traço latente e pode ser medida no cenário do serviço público de Porto Alegre através da utilização de alguns itens do questionário do Censo dos Servidores Públicos Municipais (CSPM – Decreto n. 15.076). Como nem todos os itens que avaliam a QVT possuem a mesma importância, a aplicação da Teoria da Resposta ao Item (TRI) se torna muito útil. A TRI descreve a associação entre o nível de um indivíduo sobre o traço latente e a probabilidade de uma resposta a um item, através da utilização de diversos modelos onde os itens aparecem com diferentes pesos na estimativa do traço latente. O modelo que melhor estimou esse traço latente é o de Resposta Gradual, onde o item com maior discriminação é o Reconhecimento do trabalho realizado, seguido de Oportunidades de desenvolvimento, Como você avalia a organização de trabalho e Estrutura Física. Ao analisar o perfil dos 5% mais insatisfeitos com a QVT, constatou-se que a maioria são mulheres, com idade média de 45,36 anos, mais da metade possui ensino superior completo e a categoria de Tempo de Serviço com percentual mais alto é de 10 a 19 anos. Através dos resultados encontrados, também foi possível concluir que a satisfação com a QVT varia de acordo com o Tempo de Serviço e com a Escolaridade dos servidores, de forma que os mais escolarizados possuem menor satisfação com a QTV e, mais preocupante ainda, servidores com Tempo de Serviço baixo também possuem baixa satisfação. A preocupação é justamente de que estes provavelmente ainda trabalharão por alguns anos no serviço público mesmo que insatisfeitos.pt_BR
dc.description.abstractAs a result of the accelerated pace of work of the last decades, the Quality of Life at Work (QWL) will giving way to various factors such as a lack of motivation, lack of recognition of the work done and even the possible pathologies resulting from overwork. Determine the level of satisfaction with QWL can be important to assess the status of employees in an organization and mainly used as a basis for the adoption of measures that will contribute to the wellbeing of the worker. Satisfaction with QWL is a latent trait and can be measured in the public service of the scenery of Porto Alegre through the use of some items from Census questionnaire Municipal Public Servants (CSPM. – Decree number 15.076). Since not all items that assess QWL have the same importance, the application of Item Response Theory (IRT) becomes very useful. The IRT describes the association between the level of an individual on the latent trait and the probability of a response to an item by using several models where the items appear with different weights to estimate the latent trait. The model that estimated that latent trait is the Gradual Response, where the item with the highest discrimination is the recognition of the work performed, followed by development opportunities, how do you evaluate the organization of work and Physical Structure. By analyzing the profile of 5% dissatisfied with the QWL, it was found that most are women, with mean age of 45,36 years, more than half have a college degree and length of service category with the highest percentage is 10-19 years. Through the results, it was also possible to conclude that satisfaction with QWL varies according to length of service and the Education of the servers, so that the more educated are less satisfaction with QWL and, more worryingly, servers low service time also have low satisfaction. The concern is precisely that they probably still work for a few years in public service even if dissatisfied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectItem response theoryen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectTrace latenten
dc.subjectTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.subjectResponse model gradualen
dc.subjectDifferential item functioningen
dc.subjectSatisfaction with QWLen
dc.titleEstimação da satisfação com a qualidade de vida no trabalho utilizando a TRIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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