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dc.contributor.advisorLevy, Deborah Sallept_BR
dc.contributor.authorBrandt, Bruna de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:26:52Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152866pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Revisões sistemáticas são classificadas como um dos métodos mais contemporâneos para agrupar e qualificar evidências sobre a eficácia e a eficiência de intervenções. Devido ao aumento da ocorrência dos distúrbios da deglutição na população pediátrica e à importância desse sintoma, torna-se indispensável agrupar os conhecimentos sobre a terapia fonoaudiológica nessa população com o objetivo de aprimorar a intervenção fonoaudiológica em disfagia. Objetivo: Conduzir uma revisão sistemática da literatura acerca da reabilitação da disfagia pediátrica e fornecer estimativas dos efeitos da reabilitação da deglutição na população pediátrica. Metodologia: Uma busca sistemática da literatura publicada a partir de 2000 à 2013 foi realizada. Os resumos e os títulos dos artigos que estavam de acordo com os critérios de inclusão, foram selecionados por dois pesquisadores. O texto na íntegra de todos os artigos potencialmente relevantes foram obtidos e examinados por dois revisores. A relevância dos artigos foi avaliada com base na escala PEDro-P. Resultados: Um total de 3.344 publicações foram identificadas, oito estudos concordavam com os critérios de inclusão e apenas um artigo apresentou resultados que se aproximaram da busca por evidência científica sobre as técnicas terapêuticas na reabilitação em disfagia pediátrica. Foi observada uma grande variação entre as qualidades metodológicas das pesquisas selecionadas. Conclusão: O presente estudo confirma a hipótese de que são escassas as evidências científicas na reabilitação da disfagia pediátrica, além do que são necessárias mais pesquisas baseadas em ensaios clínicos randomizados e controlados nessa população.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: To conduct a systematic literature review about the pediatric dysphagia rehabilitation and provide an estimate of the effects of dysphagia rehabilitation on feeding/swallowing outcomes in pediatric population. Method(s): A systematic search of the literature published from 2000 to 2013 was conducted. Abstract and title of articles meeting the selection criteria were selected by two screeners. Full texts of all potentially relevant papers were obtained and examined by two reviewers. The articles relevance was evaluated from the PEDro-P scale. Result(s): A total of 3.344 publications were identified. Eight studies met our inclusion criteria, only one article presented scientific evidence about therapeutic techniques in the dysphagia rehabilitation. The methodological quality varied greatly in the researches which were selected. Conclusion: The present study confirms that there is few evidence in pediatric dysphagia rehabilitation, however further research based on randomized controlled trial is needed for this population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPediatricen
dc.subjectTranstornos de deglutiçãopt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectDeglutition disordersen
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEvidence-based practiceen
dc.titleEvidências científicas nas técnicas terapêuticas de reabilitação da disfagia infantil : revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912223pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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