Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
dc.contributor.advisor | Vitelli, Celso | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Maria Paula Magalhães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T02:29:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151292 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001011104 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (636)