Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBuriol, Luciana Saletept_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Pedro Gabriel de Souza Verezapt_BR
dc.date.accessioned2017-01-19T02:29:58Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151017pt_BR
dc.description.abstractThe Dial-a-Ride Problem (DARP) is an NP-hard combinatorial problem. The DARP is a variant of the Vehicle Routing Problem (VRP), focusing in the transportation of passengers. It consists in, given a set of requests for pick-up and delivery requested by users and a set of homogeneous vehicle, optimize the assignment of requests to vehicles in order to serve all requests, providing optimal routes and respecting problem constraints such as route duration, vehicle capacity, passenger ride time, departure and arrival time windows. This work presents an approach to DARP using the Iterated Local Search (ILS) metaheuristic, which has been successfully applied in solving other variants of the VRP. The goal of this work was to evaluate the suitability of ILS in the context of DARP. For that, a comparison between obtained results and the ones found in the literature was presented and indicated promising results.pt_BR
dc.description.abstractO Dial-a-Ride Problem (DARP) é um problema combinacional NP-difícil. O DARP é uma variante do Vehicle Routing Problem (VRP), focando no transporte de passageiros. O problema consiste em, dado um conjunto de requisições de coleta e entrega feitas por usuários e um conjunto de veículos idênticos, otimizar a atribuição de requisições a veículos com objetivo de atender todas as requisições, produzindo rotas ótimas e respeitando limitações impostas pelo problema, como capacidade máxima dos veículos, tempo máximo de rota de um passageiro e janelas de tempo no embarque e desembarque. Este trabalho apresenta uma abordagem para o DARP utilizando a metaheurística Iterated Local Search (ILS), que tem sido aplicada com sucesso na resolução de outras variantes do VRP. O objetivo desse trabalho foi avaliar a adequação do ILS ao contexto do DARP. Para isso, comparações entre resultados obtidos e resultados disponíveis na literatura foram realizadas e indicaram resultados promissores.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformatica : Transportespt_BR
dc.subjectDial-a-ride problemen
dc.subjectIterated local searchen
dc.subjectTransporte de passageiropt_BR
dc.subjectMetaheuristicaspt_BR
dc.subjectVehicle routingen
dc.titleSolving the dial-a-ride problem using iterated local serachpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009869pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples