Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Larissa Liss Cardoso de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-12T02:19:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150643 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata sobre o desenvolvimento da autonomia moral a partir da perspectiva piagetiana, segundo a qual a capacidade moral é uma latência que o jovem pode desenvolver, tal qual o desenvolvimento sensório-motor ou intelectual. O objetivo é exemplificar e analisar, através de situações típicas de sala de aula encontradas em material audiovisual, procedimentos de professores que oportunizem o desevolvimento da autonomia moral pelos alunos. Foram analisadas cenas do filme “Entre os Muros da Escola” (2009) e do documentário “Quando sinto que já sei” (2014). Os procedimentos pedagógicos foram classificados segundo as categorias: mediação de conflitos, princípio do respito mútuo, vigilância tranquila, sanções por recriprocidade e espaço de reflexão moral e ética. Além de analisadas as cenas, foram sugeridas formas de intervenção alternativas visando a criação de um espaço de convivência baseado no princípio do respeito mútuo e favorável à construção da autonomia dos estudantes. O estudo evidenciou a necessidade do planejamento de práticas pedagógicas que oportunizem aos estudantes espaços de reflexão e de decisão acerca de suas condutas, levando em conta as perspectivas dos demais envolvidos sobre os problemas. Tal ambiente de convivência é necessário para que os alunos construam seus próprios valores a partir de princípios e normas compartilhados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenvolvimento moral | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Práticas para o desenvolvimento da autonomia moral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001006004 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Ciências Biológicas (1288)