A filosofia do suspense : diálogos estruturais entre Edgar Allan Poe e Alfred Hitchcock
dc.contributor.author | Indrusiak, Elaine Barros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-12-17T02:17:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6267 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150196 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo investiga a relação estrutural entre contos góticos de Edgar Allan Poe e filmes de suspense de Alfred Hitchcock à luz das “Teses sobre o conto”, de Ricardo Piglia. As obras ficcionais e críticas de Poe definiram as bases do conto como gênero, mas sua influência pode ser percebida também em outras narrativas, particularmente no cinema de Hitchcock. A fim de obter unidade de efeito e manipular o leitor, Poe constroi uma dupla estrutura narrativa que gera e intensifica tensão. Essa mesma estrutura pode ser verifi cada em alguns dos mais célebres filmes de suspense hitchcockianos, e a análise de entrevistas e ensaios do diretor britânico revela preocupações de ordem estética anteriormente abordadas por Poe. Assim, Hitchcock não apenas revisitou temas e motivos das histórias góticas de Poe, mas adaptou às telas a estrutura narrativa característica dos contos, empregando-a como base de seu suspense cinematográfico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Th is article investigates the structural relationship between Edgar Allan Poe’s gothic short stories and Alfred Hitchcock’s suspense feature fi lms in the light of Ricardo Piglia’s “Th esis on the short story”. Poe’s fi ctional and critical works set the foundations for the short story as a genre, but his infl uence may be also felt in other narrative forms, particularly in Hitchcock’s cinema. In order to grant unity of eff ect and to manipulate the reader, Poe builds a double narrative structure which generates and enhances tension. Th is same structure may be found in some of Hitchcock’s most celebrated suspense fi lms, and the analysis of his interviews and essays reveals aesthetic concerns previously addressed by Poe. Th erefore, Hitchcock not only revisited themes and motifs found in Poe’s gothic tales, but he adapted to the screen the narrative structure characteristic of short stories, using it as foundation for his cinematographic suspense. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Organon. Porto Alegre, RS. Vol. 31, n. 61 (jul./dez. 2016), p. [133]-151 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theory of the eff ect | en |
dc.subject | Poe, Edgar Allan, 1809-1849 | pt_BR |
dc.subject | Narrative suspense | en |
dc.subject | Hitchcock, Alfred, 1899-1980 | pt_BR |
dc.subject | Suspense | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | A filosofia do suspense : diálogos estruturais entre Edgar Allan Poe e Alfred Hitchcock | pt_BR |
dc.title.alternative | The philosophy of suspense : structural dialogues between Edgar Allan Poe and Alfred Hitchcock | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001008075 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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