Da relação professor-aluno : a má turma e a boa turma
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, s ...
Este trabalho tem por objetivo compreender como as representações sobre os alunos presentes no cotidiano escolar, expressadas pelos professores, estão ligadas a um processo de rotulação. Esse estudo foi realizado levando em consideração um contexto escolar específico e as suas relações sociais, no qual o comportamento dos alunos, enquanto turma, é rotulado entre boa turma e má turma. Busca-se analisar como esse rótulo pode influenciar na relação professor-aluno. E, a partir dessa perspectiva, se é possível escapar desses rótulos através de outras representações, percebendo e enxergando a turma para além do rótulo que lhe é atribuído. A pesquisa se fundamenta teoricamente em estudos contemporâneos do campo educacional, assim como na Sociologia de Howard Becker acerca do desvio e das identidades que investigam as relações entre alunos e escola. ...
Abstract
This study aims to understand how representations of students in everyday school life, expressed by teachers, are linked to a labeling process. This study was performed taking into account a particular school context and their social relations in which the behavior of students while class is labeled between good class and bad class. And it seeks to analyze how this label might influence the teacher-student relationship. And from this perspective it is possible to escape these labels through oth ...
This study aims to understand how representations of students in everyday school life, expressed by teachers, are linked to a labeling process. This study was performed taking into account a particular school context and their social relations in which the behavior of students while class is labeled between good class and bad class. And it seeks to analyze how this label might influence the teacher-student relationship. And from this perspective it is possible to escape these labels through other representations, realizing and seeing the class beyond the label assigned to it. The research is theoretically based on contemporary studies of the educational field, as well as in Howard Becker of Sociology about the deviation and identities investigating the relationships between students and school. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License