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dc.contributor.authorKipper, Fabrício Augustopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T02:19:39Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149247pt_BR
dc.description.abstractA televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual.pt_BR
dc.description.abstractThe interactive digital television enables new opportunities for distance learning. This means of communication is still the way most used by Brazilians for informational and entertainment content. It is estimated that today in Brazil, 96.9% of households have at least one television set. For this relevance of television in the Brazilian daily life, and the interactive possibilities that the digital system allows, the federal government encourages the development of educational applications for the Brazilian digital television system. This article will develop an application to teach the prospect and vanishing points. Therefore, this article will develop an application for the prospect of teaching and vanishing points. We opted for this theme because they are matters relevant to the development of design techniques and spatial representation. For this is used the reference model for the design of educational products based on the technological base of interactive digital TV. As a result of this application it was found that the user access opportunities for extra audiovisual content, which may be the retrieval of information through interactive application.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. Vol. 20, n. 1 (2016), p. 52-63pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteractive televisionen
dc.subjectTelevisão digitalpt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectPerspective, vanishing pointen
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fugapt_BR
dc.title.alternativeInteractive TV : development of an application for the education of perspective and vanishing pointen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001003935pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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