Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDalmoro, Marlonpt_BR
dc.contributor.authorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.date.accessioned2016-10-20T02:23:51Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1809-239Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149157pt_BR
dc.description.abstractCom base em uma perspectiva diacrônica entre o global e o local, este ensaio tem como objetivo a articulação teórica entre os agentes promulgadores da cultura global do consumo, os consumidores e os agentes locais de resistência. Com ênfase no tradicionalismo como uma força local de resistência e a globalização como promulgadora de uma cultura global de consumo, foi analisada a participação destas duas forças discursivas na formação da cultura do consumidor. Os resultados proporcionaram uma perspectiva dialética no entendimento da cultura do consumo e fornecem pontos relevantes no entendimento da relação global/local. Compreende-se o mercado como o campo de atuação das forças globais e dos movimentos de resistência do tradicionalismo, que de maneira diacrônica, fornecem elementos culturais distintos para a formação da cultura do consumidor. Especificamente, entende-se que a interação entre o local e o global resulta em posições distintas, dependendo da capacidade de articulação dos agentes envolvidos. A entrega teórica deste ensaio almeja um avanço no entendimento do tradicionalismo como uma forma de resistência à cultura global do consumo.pt_BR
dc.description.abstractWith a diachronic perspective between global and local, this paper aims to develop a theoretical articulation between promulgators agents of the consumer global culture, consumers and local agents of resistance. With focus on traditionalism as a local force of resistance and the globalization as a promulgator force of the consumer global culture, we analyzed the participation of these two discursive forces in the consumer culture formation. Results provide a dialectic perspective about the comprehension of the consumer culture and highlight relevant reflexive points about the relation global/local. We comprehend the market as a playing field of global forces and traditionalists resistance movements, which diachronically provide distinct cultural elements for the consumer culture formation. Specifically, we understand that the interaction between local and global results in different positions, depending on the articulation capacity of each agent involved. The theoretical discussion of this assay aims to contribute in the understanding of traditionalism as a form of resistance against the global consumer culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, SP. Vol. 10, n. 4 (set./dez. 2014), p. 420-442pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGlobal consumer cultureen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLocal resistanceen
dc.subjectTradicionalismopt_BR
dc.subjectTraditionalismen
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleCultura global do consumo e tradicionalismo local : uma reflexão teórica a partir da diacronia dos conceitospt_BR
dc.title.alternativeGlobal consumer culture and local traditionalism : a theoretical reflection from the diachrony of concepten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001004665pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples