Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Barreto, Umbelina Maria Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Paulo Roberto Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-28T02:15:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148607 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo demonstrar como duas diferentes áreas de conhecimento, Arte e Geometria, aparentemente separadas pela clássica dicotomia Razão X Emoção, têm muito mais em comum do que pontos de divergência. A Arte e a Geometria podem convergir e ampliar a aprendizagem dos alunos, e, nesse sentido, pretende-se mostrar que, com frequência, encontra-se o uso intuitivo ou intencional de conceitos geométricos realizados pelos artistas na execução de suas obras, prioritariamente, na busca de harmonia e equilíbrio, em uma referência estética que enfatiza a boa forma. A convergência entre arte e geometria pode ser utilizada para o desenvolvimento da expressão criadora do aluno na escola regular em práticas de sala de aula, como é demonstrado a partir de experiências realizadas no estágio de docência supervisionado. O texto se desenvolve confirmando que é possível obter a participação dos alunos através de atividades estimulantes e envolvedoras, tal como as que foram propostas no estágio docente. Com exercícios planejados e preparados a partir de obras de artistas como M.C. Escher, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e do Grupo Coletivo Muda, o ensino de artes pode enveredar pela Geometria e resultar em um exercício de percepção, criatividade e contemplação tornando-se instrumento que poderá ser utilizado pelo professor de artes para o desenvolvimento da aprendizagem artística, bem como para o resgate do prazer de aprender Arte na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | Arte e geometria : emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003133 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License