Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorPujol, Luan Abel Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T02:14:26Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148521pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo refletir sobre o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física, através de um estudo de caso no Colégio Júlio de Castilhos na cidade de Porto Alegre. A escolha da escola para a realização desta investigação, foi feita devido à prática do estágio curricular no Ensino Médio em Licenciatura da UFRGS, ter ocorrido na referida instituição. Além desse aspecto, destaca-se o histórico de vanguarda docente e militância político pedagógica da escola no cenário da educação gaúcha. Cada vez mais os jovens acabam por optar entre diferentes caminhos que os afastam da escola, dentre estes um chama a atenção e é conhecido como evasão escolar. Porém percebe-se uma nova prática entre os alunos de Ensino Médio e ainda pouco estudada pelos pesquisadores que aqui denominarei “afastamento escolar” ou absenteísmo, que significa o abandono de algumas disciplinas, como é o caso da Educação Física, sendo recorrente uma baixa presença às aulas na escola estudada. O presente estudo responderá a seguinte pergunta: - Quais os fatores que contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física? A metodologia utilizada localiza-se numa perspectiva qualitativa, através de um estudo de caso, em que foram realizados diálogos, observações com registros em diários de campo e fotografias. As análises indicam alguns fatores, quais sejam: a desvalorização curricular da Educação Física, falta de significado das aulas para os estudantes, assim como baixa motivação às atividades propostas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to reflect on the removal of students in physical education classes, through a case study in College Julio de Castilhos (Porto Alegre/RS). The choice of school to conduct this research was made because the practice of curricular training in high school of bachelor’s course of UFRGS have occurred in this institution. Apart from this, there is the history of teaching vanguard and educational political militancy of this school in scenario of the state education. More and more young people choose between different routes that depart them from school, among them one draws attention and it is known as truancy. But we can see a new practice among students of high school, still little studied by researchers, which is called "school withdrawal" or absenteeism and means the abandonment of some subjects, such as physical education, being recurrent a low presence at classes studied in school. This study will answer the following question: - What are the factors that contribute to removal of students in physical education classes? The methodology used is located in a qualitative perspective, through a case study, in which dialogues were conducted, observations with records in field diaries and photographs. Analyses indicate some factors, namely: curriculum devaluation of Physical Education, meaninglessness of classes for students, as well as low motivation to proposed activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.subjectSchool absenteeismen
dc.subjectSchool withdrawalen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleO afastamentodos alunos das aulas de educação física no ensino médio : estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000432pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples