Móvel para o ambiente doméstico
dc.contributor.advisor | Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Alberto Miguel da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T02:14:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/148278 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente projeto visou desenvolver um mobiliário doméstico adequado ao estilo de vida da Millennial Generation, geração nascida entre 1980 e 2000 e que se caracteriza por um estilo de vida mais dinâmico e associado ao mundo digital. O projeto apresenta-se dividido em duas partes, Projeto Informacional e Projeto Conceitual. A etapa de projeto informacional buscou entender o contexto do mobiliário dentro e fora do Brasil, a aplicação da ergonomia no mobiliário, como o mobiliário vem se adaptando às novas tecnologias e o que os Millennials esperam do seu futuro ambiente doméstico. Ao final buscou-se transformar as informações obtidas em requisitos que guiaram a segunda fase do desenvolvimento. Na fase conceitual foram confeccionados painéis e matrizes que auxiliaram no desenvolvimento prático e na criação de conceitos. O prosseguimento ocorreu principalmente em software tridimensional. Após, os conceitos foram avaliados definindo-se, assim, uma solução final que foi prototipada e testada. O solução final consiste num conjunto que se relaciona de uma forma diferente com o ambiente doméstico e com o ato de sentar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This project had the objective to develop a home furniture that meets the Millennial Generation lifestyle. The Millennials, born between 1980-2000, have a more dynamic and connected lifestyle. For that, the project was divided in 2 parts: research and conceptual project. The research project aimed to understand furniture attributes, human factors in furniture design, how to adapt the furniture to the digital age, and what millennials are expecting from their future home. After that, the informations were converted to project requirements that became the project guide for the next stage. The conceptual project started with visual panels and a morphological matrix that assisted the project development. The development of the project occurred mainly in CAD software until 2 target concepts were established. The target concepts were evaluated and a final concept was chosen, prototyped and tested. The final product is a set that related in a different way with the domestic space and the act of seat. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Furniture | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Millennial generation | en |
dc.subject | Mobiliário | pt_BR |
dc.subject | Living room | en |
dc.title | Móvel para o ambiente doméstico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Brendler, Clariana Fischer | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fernandes, Stefan Von Der Heyde | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002004 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design de Produto | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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