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dc.contributor.authorOltramari, Andrea Poletopt_BR
dc.contributor.authorFriderichs, Bibiana de Paulapt_BR
dc.contributor.authorGrzybovski, Denizept_BR
dc.date.accessioned2016-09-16T02:13:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148192pt_BR
dc.description.abstractHá uma série de pesquisas acadêmicas sobre assuntos relacionados à gestão em mídias populares de negócios que possibilitam uma visão do modelo de gestão disseminado na atualidade. O objetivo deste artigo é compreender, por meio do estudo da discursividade em nível verbal e não verbal, como tal modelo gerencial, no que concerne às relações entre carreira e família, revela-se na revista Você S/A. A abordagem teórica do modelo gerencialista é de Vicent de Gaulejac, para quem os princípios da vida são substituídos por princípios interiorizados pela lógica da organização, tornando o sujeito pronto a tudo para ter sucesso. A sustentação metodológica é construída com base nos pressupostos da semiologia barthesiana, por intermédio de três categorias a priori: discurso, estereótipo e mito. Elas estão organizadas em uma disposição que contempla a discursividade, transitando dos seus aspectos mais concretos para os mais abstratos, com a finalidade de facilitar a leitura do nosso objeto. Os resultados indicam que a principal oferta feita ao leitor manifesta-se por meio de uma série de receituários no que concerne à solução dos dilemas relativos à família e/ou carreira, cuja decisão de prioridade, de um lado, fica a cargo do empregado, e do outro, já está predeterminada pela condição de seu assujeitamento.pt_BR
dc.description.abstractThere are a number of academic researches on issues related to management in popular business media that provide a view of the management model promoted nowadays. The purpose of this article is understanding, through the study of discursivity at the verbal and nonverbal levels, how such management model, regarding the relations between career and family, reveals itself in the magazine Você S/A. The theoretical approach to the managerial model is that provided by Vicent de Gaujelac, for whom life principles are replaced by principles embodied through the rationale of the organization, making the subject ready to anything to succeed. The methodological support is constructed having the assumptions of Barthes’ semiology as a basis, by means of three a priori categories: discourse, stereotype, and myth. They are arranged in order to address discursivity, moving from their more concrete to their more abstract aspects, with the purpose to make the reading of our object easier. The results indicate that the main offer made to the reader is manifested through a series of prescriptions with regard to the solution of dilemmas related to family and/or career, whose decision in terms of priority, on the one hand, is up to the employee, and on the other hand, is already predetermined by the status of her/his subjection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n.1, (jan. - mar./2014), p. 112-130, artigo 6pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectCareeren
dc.subjectFamilyen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectManagerialist managementen
dc.subjectEditorial discourseen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleCarreira, família e a dialógica do assujeitamento : o discurso vigente em uma revista popular de negóciospt_BR
dc.title.alternativeCareer, family, and the dialogics of subjection : the effective discourse in a popular business magazineen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001000357pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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