Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Wagner Soares Fernandes dospt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Rodilonpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Felipe Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T02:14:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1677-7387pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148028pt_BR
dc.description.abstractÀ luz do conceito de quantofrenia gerencialista (Gaulejac, 2007) tomado em sua relação com o estilo de vida característico da sociedade líquido-moderna (Bauman, 2009), o presente estudo indagou: como uma revista popular de negócios vem apresentando as noções de carreira e sucesso ao longo dos últimos anos? E objetivou destacar e analisar as noções de carreira e de sucesso apresentadas por uma revista popular de negócios. Elegeu-se a revista Você S/A para o estudo por considerar-se que ela atua na divulgação e legitimação da lógica gerencialista que contempla a quantofrenia. A coleta de dados privilegiou as chamadas de capa de suas 156 edições publicadas em treze anos (1998-2011). A técnica de análise de conteúdo evidenciou o uso de números e o modo explícito ou latente de apresentação das categorias carreira e sucesso. Os números apontaram dicas, lições, atitudes, ideias e ações que, na arena das escolhas plurais, orientam o estilo de vida (Giddens, 2002). A intensificação do uso de números com destaque evidenciou a quantofrenia relacionada às categorias carreira e sucesso. Prescritiva dos modos de ser e agir para a obtenção de sucesso profissional, a quantofrenia se mostrou implicada ao estilo de vida demandado pelo trabalho.pt
dc.description.abstractThis study used the concept of quantophrenia (Gaulejac, 2007) in the liquid-modern society (Bauman, 2009) to investigate how a popular business magazine has presented concepts regarding career and success over the last several years. The study sought to highlight and analyze the concepts of career and success presented by a popular business magazine. Therefore, the magazineVocê S/A was selected because it operates to divulge and provide legitimacy for the management rationale that includes quantophrenia. The data collection prioritized its cover stories in the 156 editions published over thirteen years (1998-2011). The content analysis technique revealed the use of numbers and the explicit or latent manner of presenting career and success categories. The numbers showed tips, lessons, attitudes, ideas, and actions that, in the arena of plural choices, provide orientation for lifestyles (Giddens, 2002). The intensification of the use of highlighted numbers showed the quantophrenia related to the categories for career and success. Quantophrenia is prescriptive regarding the ways of being and acting to obtain professional success, and was implied in the lifestyles demanded by work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica de ciência administrativa. Campo Largo, PR. Vol. 14, n. 1, (jan./abr. 2015), p. 19-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectLiquid-modern societyen
dc.subjectQuantophreniaen
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectCareeren
dc.subjectSociedade líquido-modernapt_BR
dc.subjectSuccessen
dc.subjectLifestyleen
dc.titleCarreira e sucesso em uma revista de negócios : uma análise à luz da quantofrenia gerencialistapt_BR
dc.title.alternativeCareer and success in a business magazine : analysis through a quantophrenian management perspectiveen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001000577pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples