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dc.contributor.advisorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorMüller, Éder Josépt_BR
dc.date.accessioned2016-09-07T02:13:25Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147942pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de questionamentos e de inquietações vividas no âmbito escolar e na Formação Inicial de Professores. Tem por objetivo: Compreender como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida em Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados, através da perspectiva de docentes. Tomando como base a “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio”, implementada na Rede Estadual de Ensino, desde 2011, a partir de uma Reestruturação Curricular, emergem inquietações que se configuraram no seguinte problema de pesquisa: “Como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida nas Áreas das Linguagens nas Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados a partir da interdisciplinaridade?”. Na expectativa de compreensão da configuração das aulas de Educação Física, atualmente inserida na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, optei em realizar um Estudo de Caso em uma Escola Estadual. O trabalho de campo teve duração de 10 meses e os procedimentos para obtenção de informação utilizados na pesquisa foram: Entrevista, Diário de Campo, Observações Participantes e Análise Documental. As análises e as interpretações da pesquisa foram organizadas em três categorias, a saber: Seminários Integrados e Interdisciplinaridade: Pesquisa como Principio Pedagógico; A Educação Física No Ensino Médio Politécnico; Formação Inicial Em Educação Física: Aprendizagens Construídas com a Pesquisa. O acompanhamento das aulas de Educação Física da escola pesquisada, e, especialmente as observações da organização dos Seminários Integrados em uma turma do Ensino Médio me possibilitam dizer que existe uma real necessidade de compreensão da Proposta por parte do corpo docente, que, atualmente, desempenha uma tradução/apropriação desta, de acordo com as reais condições do contexto escolar. Outro fator que emerge a partir deste Trabalho, trata da constatação da utilização da Pesquisa enquanto princípio pedagógico nos Seminários Integrados, assim como, nas aulas de Educação Física. Do mesmo modo, foi possível observar que a inserção da Educação Física na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem se ilustrado mais no desenvolvimento e na aproximação das temáticas dos Seminários Integrados, do que nas aulas deste Componente Curricular. Desta forma, compreendo que o presente Trabalho pode contribuir com a Formação Inicial no Curso de Educação Física, por apresentar informações e reflexões pertinentes do atual cenário de uma das instituições estaduais que aderiram às transformações curriculares no Ensino Médio Politécnico, oferecendo ao licenciando, um olhar mais próximo da realidade escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleSeminários integrados no ensino médio politécnico : o impacto das mudanças curriculares na perspectiva de docentes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e possíveis conexões com a formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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