Relação de ajuda enfermeiro/cliente : um vínculo profissional na consulta de enfermagem

Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1 ...
Trata-se de pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, cujo objetivo foi conhecer as características e percepções dos clientes em relação à Consulta de Enfermagem, na Saúde do Adu lto, e as ações motivadoras que susten!am o retorno a esta atividade privativa do enfermeiro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O método da produção de dados constituiu no levantamento das características de 81 clientes; que freqüentam o Serviço de Enfermagem em Saúde Pública na área Saúde do adulto, de 1979 a 2005, a partir da observação e registro da reconsulta pelo enfermeiro e entrevista com aplicação de um questionário. Constatou-se que 77 clientes compareceram à reconsulta, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária entre 5là 72 anos de idade, escolaridade predominantemente ensino fundamental incompleto, renda familiar entre R$ 58 1,00 a R$ 1500,00, 96% estão satisfeitos com o acolhimento, qualidade das orientações e atuação do enfermeiro, 63,6% referem excelente aproveitamento e 94,8% excelente relação enfermeiro/cliente e 100% querem retornar com a mesma enfermeira. Ressa lta-se que todas as etapas da consulta foram atribuídos escores oscilando entre excelente e muito bom , reforçando a qualidade da consulta de enfermagem. No universo da pesquisa houve 4 faltosos, destes 75% não compareceram, pois esqueceram a data da consulta e 25% tiveram problemas de saúde fam iliar, mas todos já remarcaram a reconsulta de enfermagem. A relevância 'do estudo mostra um vinculo afetivo/profissional intenso na relação de ajuda entre enfermeiro/cliente, provavelmente pelas prerrogativas fortes das enfermeiras atuantes nos locais da pesquisa, desde a sua implantação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1151)
Este item está licenciado na Creative Commons License
