Fatores determinantes da concentração industrial no mercado de cervejas brasileiro
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2014Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O mercado de cervejas brasileiro atual é altamente concentrado. Neste trabalho objetiva-se identificar e analisar os fatores que geraram esta concentração. Para tanto se utilizou um referencial teórico a partir da Organização Industrial, tratando de estruturas de mercado e dos fatores que levam a concentração de mercados. A partir deste referencial, os dados recentes sobre o mercado de cerveja foram analisados. Concluiu-se que o mercado de cerveja brasileiro atual é um oligopólio diferenciado-c ...
O mercado de cervejas brasileiro atual é altamente concentrado. Neste trabalho objetiva-se identificar e analisar os fatores que geraram esta concentração. Para tanto se utilizou um referencial teórico a partir da Organização Industrial, tratando de estruturas de mercado e dos fatores que levam a concentração de mercados. A partir deste referencial, os dados recentes sobre o mercado de cerveja foram analisados. Concluiu-se que o mercado de cerveja brasileiro atual é um oligopólio diferenciado-concentrado e que o processo de fusões e aquisições foi o principal fator de aumento de concentração, incentivado pelas economias de escala. ...
Abstract
The current Brazilian beer market is highly concentrated. This paper aims to identify and analyze the factors that led to this concentration. For that, it was used a theoretical framework from Industrial Organization, dealing with market structures and the factors that lead to market concentration. From this framework, recent data about the beer market were analyzed. It concluded that the current Brazilian beer market is a differentiated oligopoly and that the process of mergers and acquisition ...
The current Brazilian beer market is highly concentrated. This paper aims to identify and analyze the factors that led to this concentration. For that, it was used a theoretical framework from Industrial Organization, dealing with market structures and the factors that lead to market concentration. From this framework, recent data about the beer market were analyzed. It concluded that the current Brazilian beer market is a differentiated oligopoly and that the process of mergers and acquisitions has been the main factor in increasing concentration, encouraged by economies of scale. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
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