Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Deliane Souza dospt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T02:17:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147279pt_BR
dc.description.abstractO computador aliado a internet passou a ser uma grande ferramenta de comunicação, onde as informações passam a fluir de maneira acelerada. Nesse cenário surgem aos sites de redes sociais que proporcionam interação e troca de informações com outras pessoas. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo e os grupos virtuais que podem ser identificados através dele têm um papel importante no compartilhamento de informação. O objetivo deste estudo é analisar as postagens sobre transporte público compartilhadas pelos membros de um grupo a favor da luta pelo transporte público no Facebook. A metodologia baseou-se na análise de conteúdo aplicada nas publicações sobre transporte público, com intuito de investigar as estratégias de composição das postagens, suporte de apresentação, fontes de informação preferenciais e os temas das postagens. Conclui que o compartilhamento de informação pode influenciar no comportamento de uso e busca da informação dos membros do grupo, pois estes produzem, compõem textos hipertextuais e os compartilham influenciados pela necessidade de informação a partir de eventos que ocorrem no seu meio social.pt_BR
dc.description.abstractThe computer ally the internet has become a great communication tool where information goes to flow at an accelerated pace. In this scenario come to social networking sites that provide interaction and information exchange with others. Facebook is one of the social networks most used in Brazil and in the world and the virtual groups that can be identified through it have an important role in sharing information. The aim of this study is to analyze the posts on public transport shared by members of a group in favor of the struggle for public transport on Facebook. The methodology was based on content analysis applied to public transport on publications, in order to investigate the composition strategies of posts, presentation support, preferred information sources and the themes of the posts. It concludes that the sharing of information can influence the usage behavior and search information of the group members, as they produce, compose texts and hypertext share influenced by the need for information from events that occur in their social environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation sharingen
dc.subjectCompartilhamento de informaçãopt_BR
dc.subjectInformation sharing on Facebooken
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectPublic transportationen
dc.subjectInformation behavioren
dc.titleCompartilhamento de informação no Facebook: análise das postagens em um grupo com a temática transporte públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999129pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples