A prática democratica na escola pública estadual : estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual José de Godoy - POA - RS - durante a abertura política brasileira (1979-1985)
dc.contributor.advisor | Castro, Marta Luz Sisson de | pt_BR |
dc.contributor.author | Simon, Cirio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:14:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1986 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/1445 | pt_BR |
dc.description.abstract | Vários países da América Latina ensaiaram novamente, na década de 80 o bom e velho caminho da democracia. O problema, colocado aqui, é investigar e saber se a instituição educacional está acompanhando esta caminhada. Este estudo empírico limita-se a investigar um ponto deste longo caminho perguntando o que se passou durante a Abertura Política Brasileira (1979-1985).e observando a experiência dos professores de uma escola de Porto Alegre pertencente ao sistema estadual sul-rio-grandense. Nesta unidade escolar, denominado Colégio Estadual Cândido José de Godói, pesquisou-se como os seus professores expressaram as condições da prática democrática Como uma das condições da prática democrática observou-se a capacidade dos professores para expressar as suas diferenças. Para esta pesquisa usaram-se vários instrumentos como questionários e entrevistas. O documento basilar desta pesquisa foram os textos registrados num livro manuscrito denominado Atas do Grêmio dos Professores. Este Grêmio articulou-se com a classe do magistério estadual, representado pelo CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul) com o qual interagiu em vários episódios através de expressões de autonomia. Estes exercícios de expressões de autonomia determinaram o reconhecimento externo da classe. Internamente estes docentes conquistaram, neste momento, a sua identidade, as competências e os limites legíveis na conscientização democrática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola publica : Democracia:Porto Alegre | pt_BR |
dc.subject | Democracia : Escola publica : Porto Alegre | pt_BR |
dc.subject | Autonomia da escola : Democracia : Porto Alegre | pt_BR |
dc.subject | Professores : Capacidade de expressao | pt_BR |
dc.subject | Escola publica : Democracia : Decada 80 | pt_BR |
dc.subject | Arte : Democracia | pt_BR |
dc.subject | Abertura politica : Escola publica : Porto Alegre | pt_BR |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.title | A prática democratica na escola pública estadual : estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual José de Godoy - POA - RS - durante a abertura política brasileira (1979-1985) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000044781 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1986 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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