Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Marta Luz Sisson dept_BR
dc.contributor.authorSimon, Ciriopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:14:34Zpt_BR
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/1445pt_BR
dc.description.abstractVários países da América Latina ensaiaram novamente, na década de 80 o bom e velho caminho da democracia. O problema, colocado aqui, é investigar e saber se a instituição educacional está acompanhando esta caminhada. Este estudo empírico limita-se a investigar um ponto deste longo caminho perguntando o que se passou durante a Abertura Política Brasileira (1979-1985).e observando a experiência dos professores de uma escola de Porto Alegre pertencente ao sistema estadual sul-rio-grandense. Nesta unidade escolar, denominado Colégio Estadual Cândido José de Godói, pesquisou-se como os seus professores expressaram as condições da prática democrática Como uma das condições da prática democrática observou-se a capacidade dos professores para expressar as suas diferenças. Para esta pesquisa usaram-se vários instrumentos como questionários e entrevistas. O documento basilar desta pesquisa foram os textos registrados num livro manuscrito denominado Atas do Grêmio dos Professores. Este Grêmio articulou-se com a classe do magistério estadual, representado pelo CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul) com o qual interagiu em vários episódios através de expressões de autonomia. Estes exercícios de expressões de autonomia determinaram o reconhecimento externo da classe. Internamente estes docentes conquistaram, neste momento, a sua identidade, as competências e os limites legíveis na conscientização democrática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola publica : Democracia:Porto Alegrept_BR
dc.subjectDemocracia : Escola publica : Porto Alegrept_BR
dc.subjectAutonomia da escola : Democracia : Porto Alegrept_BR
dc.subjectProfessores : Capacidade de expressaopt_BR
dc.subjectEscola publica : Democracia : Decada 80pt_BR
dc.subjectArte : Democraciapt_BR
dc.subjectAbertura politica : Escola publica : Porto Alegrept_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.titleA prática democratica na escola pública estadual : estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual José de Godoy - POA - RS - durante a abertura política brasileira (1979-1985)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000044781pt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programMestrado em Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1986pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples