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dc.contributor.authorWarmling, Cristine Maria
dc.contributor.authorReis, Roberta Alvarenga
dc.contributor.otherAmorim, Daniela Roseli de
dc.contributor.otherWagner, Fernanda Costa
dc.contributor.otherFritsch, Gustavo Orlandini
dc.contributor.otherJorge, Matheus Oliveira
dc.date.accessioned2016-08-08T16:05:38Z
dc.date.available2016-08-08T16:05:38Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144287
dc.description.abstractEsse objeto virtual de aprendizagem propõe exercícios analíticos e de tomadas de decisões em situações das práticas de saúde a partir de conteúdos da ética e do campo da bioética. Justifica-se por proporcionar a problematização da ética contemporânea envolvendo as políticas e práticas profissionais no campo da saúde. As exigências das fronteiras do humano hoje pressupõem um humanismo no sentido da solidariedade e da tolerância e não das formas humanas piedosas de cuidar dos outros (Lancetti,2009). Promove um agir em competência que pretende superar práticas e políticas reducionistas ou que se atenham apenas aos aspectos tecnocientíficos em detrimento ao desenvolvimento do vínculo com o usuário. Vínculo entendido aqui como uma capacidade empática, afetiva e de respeito ao outro e principalmente como um direito do outro na perspectiva da condição humana descrita em Arendt (2007).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.requiresPara acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho.pt_BR
dc.relation.urihttps://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/analise/index.htmlpt_BR
dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)pt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.titleAnálises de situações éticaspt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da saúdept_BR
dc.audience.age18 - 24pt_BR
dc.audience.age24 - 35pt_BR
dc.audience.age35 - 60pt_BR
dc.audience.ageAcima de 60pt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Pós-Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.audience.educationLevelTreinamento ou Capacitaçãopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleAlunopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleProfessorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleTutor/Monitorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleOutropt_BR
dc.description.installationRemarksEste recurso foi feito com o HTML 5 e CSS 3. Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.pt_BR
dc.description.learningTypeSitept_BR
dc.description.usageO objeto disponibiliza conteúdos de hipermídia que incentivam a autonomia do sujeito, possibilitando a construção do conhecimento pelo usuário. A sua organização em forma de situações reais das políticas e práticas pertinentes ao campo da saúde propicia a vivência e exploração dos conteúdos abordados através de sua aplicação prática. Este objeto pode ser utilizado em aulas presenciais ou ainda integrado a diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, conforme as intenções pedagógicas de cada professor. “O hipertexto explora a complexidade em face a uma organização retórica e a um ordenamento material do saber e dos discursos. É um sistema mais fluido, mais aberto e mais dinâmico" (Clémentf, 2011). Kristeva (apud Clémentfs,2011) nos diz que o “intertexto” exige do leitor a mobilização da bagagem cultural e pretende levar, no caso de uma leitura acadêmica, a níveis de uma verdadeira hermenêutica. O uso do hipertexto na área do ensino da ética e da bioética é uma forma instrumental contemporânea de trazer sentido e legitimar a ética da mutualidade e “encontrar a cada momento o equilíbrio máximo entre o rigor teórico e a disponibilidade responsável do conceito” (Souza, 2004)pt_BR
dc.type.aggregationLevelAgregação de nível 1pt_BR
dc.type.interactivityLevelMédiopt_BR


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