Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Roberta Comissanha dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Josiane dept_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.date.accessioned2016-07-21T02:19:23Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143806pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho são analisados enunciados produzidos por 20 professores de física em uma atividade proposta durante um curso de extensão à distância. A partir da leitura de um texto acadêmico, os professores deveriam postar, em um fórum de discussão, um trecho do texto selecionado por eles juntamente com comentário e posicionamento. A análise buscou indícios de como os professores recontextualizam e se posicionam frente ao discurso acadêmico, ao discurso oficial e, principalmente, em relação ao projeto de currículo nacional. Foi possível identificar o posicionamento de 19 professores. A maior parte (13 professores) defendeu o currículo nacional, ainda que recontextualizado para atender à diversidade regional. Apenas seis se posicionaram contra a proposta curricular oficial, tendo criticado justamente seu “suposto” caráter de currículo nacional.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we analyzed the discourse of twenty Physics teachers in an activity proposed in a training distance learning course. After reading an academic text, teachers should post in a discussion forum, an excerpt from the text selected by them, together with a commentary and postioning. The analysis sought evidence of how teachers recontextualize and position themselves in relation to the academic discourse, the official discourse, and especially in relation to the project of national curriculum. It was possible to identify the positioning of 19 teachers. The majority (13 teachers) defends the national curriculum though recontextualized to meet regional diversity. Only six are against the official curriculum proposal rightly criticizing their supposed character of national curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2014), p. 55-74pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurricular recontextualizationen
dc.subjectEnsino de física : Ensino médiopt_BR
dc.subjectPolítica educacional : Brasilpt_BR
dc.subjectNational curriculumen
dc.subjectPhysics teachersen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleRecontextualização do currículo nacional para o ensino médio de física no discurso de professorespt_BR
dc.title.alternativeRecontextualization of national curriculum for teaching physics in middle school in the discourse of teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000995953pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples