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dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-21T02:18:56Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143779pt_BR
dc.description.abstractO aumento da implantação de cursos de mestrado profissional em ensino vem sendo indicador dos novos contornos das políticas de formação impostos pela CAPES como agência reguladora da formação de professores. Dada a atual predominância desses cursos na área de ensino, empreendemos uma reflexão sobre o papel dos mestrados profissionais na busca da qualidade da educação brasileira e, em particular, da educação em ciências. Para tal, o caminho metodológico apoiou-se em um quadro crítico da situação do Ensino Médio no país e em um referencial marxista sobre a formação docente. Tanto pelos aspectos curriculares, que variam muito de acordo com a recontextualização da legislação em cada realidade particular, quanto pelos aspectos estruturais que tentamos avaliar, foi possível chegar à conclusão de que o protagonismo dos mestrados profissionais em ensino em relação à qualidade da educação de nível Médio é, no mínimo, controverso, e que, portanto, não se pode tomá-lo como garantido.pt_BR
dc.description.abstractThe growth in the foundation of professional master courses in the area of education indicates the new rules of formation politics imposed by CAPES as a regulation agency of teacher training. Given the current predominance of this kind of course in the area of education, we undertook a reflection on the role of professional master courses in the search for quality in Brazilian education and in particular, of science education. The methodological approach is based on a critical view of high school education in the country and on a Marxist framework about teacher training. Considering curricular aspects, which vary a lot according to legislation, recontextualization in each particular reality and structural aspects that we have evaluated, it was possible to conclude that the role of professional master courses related to the quality of education is at least controversial and therefore, it cannot be taken for granted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 21, n. 3 (July/Sept. 2015), p. 543-558pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectProfessional masteren
dc.subjectScience educationen
dc.subjectMestrado profissionalpt_BR
dc.subjectSchool’ teacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.titleO protagonismo controverso dos mestrados profissionais em ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe controversial role of the professional master in science teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000995909pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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