Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMozena, Erika Reginapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-21T02:18:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143772pt_BR
dc.description.abstractO Ministério da Educação (MEC) tem anunciado uma integração curricular por áreas do conhecimento no Ensino Médio brasileiro sob os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa mudança, as disciplinas de física, química e biologia seriam ministradas por um único professor sob a denominação de “ciências da natureza”. A partir de pesquisa documental, pretendemos mostrar nesse artigo que, embora essa mudança ainda esteja em fase de discussão, ela já é uma realidade em muitas escolas, sendo perfeitamente legal sob o ponto de vista dos documentos oficiais. Tal mudança também é incentivada por uma série de políticas públicas para a educação do Governo Federal, como a ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi), a reformulação dos livros didáticos e a universalização do ENEM. Também mostramos nesse trabalho, a partir de revisão bibliográfica, que a interdisciplinaridade tem sido estudada e defendida pela pesquisa em ensino de física/ciências apenas em momentos específicos na sala de aula e não de maneira integrada, evidenciando que a mudança proposta pelo MEC não tem qualquer respaldo científico.pt_BR
dc.description.abstractThe Ministry of Education (MEC) has announced the curriculum integration in Brazilian secondary schools by areas of knowledge as proposed by the patterns of ENEM (National Secondary Education Examination). With this change the subjects of Physics, Chemistry and Biology would be taught by a single teacher under the name of ”Natural Sciences”. Through documentary research we intend to show in this article that, although this change is still under discussion, it is happening in many schools, being perfectly legal from the point of view of official documents. This change is also encouraged by several public policies of the Federal Government, such as ProEMI expansion (Innovative High School Program), textbooks reformulation and ENEM universalisation. In our literature review we also show that interdisciplinarity has been studied and approved by research in Physics/ Science education only during specific situations in the classroom and not in an integrated manner, showing that this change proposed by MEC has no scientific support.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 36, n. 1 (Jan./Mar. 2014), 1403, 8 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de física : Ensino médiopt_BR
dc.subjectCurriculum integrationen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSecondary schoolen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.titleIntegração curricular por áreas com extinção das disciplinas no ensino médio : uma preocupante realidade não respaldada pela pesquisa em ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeCurriculum integration with subject extinction in secondary school education : a threatening reality not supported by research in physics education)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000995935pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem