Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorPansera-de-Araújo, Maria Cristina G.pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-15T02:16:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143609pt_BR
dc.description.abstractInúmeras preocupações, quanto à problemática ambiental, são evidenciadas em diferentes meios de divulgação científica. Com o objetivo de promover debates, em sala de aula, sobre assuntos que ampliem a consciência ambiental articulada aos saberes específicos disciplinares constituiu-se um espaço coletivo para planejar, produzir e desenvolver a proposta de organização do currículo escolar denominada Situação de Estudo (SE ): Ambiente e vida – o ser humano nesse contexto. Esta concepção de ensino visa superar a forma tradicional de transmissão de conteúdos, por meio da reflexão sobre temáticas socialmente relevantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa situada na modalidade de investigação-ação. Neste artigo, focalizam-se os sentidos atribuídos por estudantes de nível médio, sobre os resíduos sólidos produzidos pelas atividades humanas e, como suas ideias são ressignificadas para produzir novas compreensões sobre conteúdos escolares. As significações, obtidas por meio de um questionário semiestruturado, permitiram inferir que os alunos trazem de seu cotidiano, concepções ricas que podem ser potencializadas para produção de conhecimentos mais complexos. O diálogo problematizador, no sentido proposto por Freire (2004), e a mediação pelo outro, conforme Vigotski (2000) permitem a complexificação dos conteúdos escolares integrado com a realidade. Essa concepção de ensino exige a interlocução entre sujeitos de diferentes áreas do conhecimento promovendo, também, a formação permanente de professores.pt_BR
dc.description.abstractCountless concerns regarding environmental issues are made evident in several scientific media. In order to promote debates in the classroom about topics that would broaden environmental awareness linked to knowledge of a specific subject, a collective space has been constituted to plan, produce and develop a new school curriculum organization proposal called Study Situation (SS). This teaching concept is aimed at surpassing the traditional way of conveying content by reflecting upon socially relevant subject matter. It is a qualitative research situated in the investigation action modality. This article focuses on the senses attributed by intermediate level students on solid waste produced by human activities and how their ideas take on new significance to produce new understandings of school content. The significations are obtained by means of a semi structured questionnaire and allowed to infer that students bring from their daily lives rich conceptions that can be potentialized to produce more complex knowledge. The problemizing dialog in the sense Freire (2004) proposes and the mediation by the other one proposed by Vigotski (2000) allows to make school content more complex and integrated with reality. This type of work requires an interlocution between individuals from different areas of knowledge, also promoting the permanent formation of teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofActa scientiae : revista de ensino de ciências e matemática. Canoas, RS. Vol. 12, n. 2 (2010), p. 145-158pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenessen
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectStudy situationen
dc.titleSituação de estudo "Ambiente e vida - o ser humano nesse contexto" na significação dos conteúdos escolarespt_BR
dc.title.alternativeStudy situation "Environment and life - human beings in this context" in the significance of school content en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000770037pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples