Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.contributor.author | Veit, Eliane Angela | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-09T02:07:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8795 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142349 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of the present paper is to present a theoretical framework to promote and assist meaningful physics learning through computational models. Our proposal is based on the use of a tool, the AVM diagram, to design educational activities involving modeling and computer simulations. The idea is to provide a starting point for the construction and implementation of didactical approaches grounded in a coherent epistemological view about scientific modeling. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 341-366 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Scientific modeling | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Simulação computacional | pt_BR |
dc.subject | Computer simulations | en |
dc.subject | Modelagem computacional | pt_BR |
dc.subject | Computational modeling | en |
dc.subject | Diagramas AVM | pt_BR |
dc.subject | Physics education | en |
dc.title | Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho | pt_BR |
dc.title.alternative | Computational models in physics teaching : a framework | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000871814 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41387)Ciências Exatas e da Terra (6251)