Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2016-06-09T02:07:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142349pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of the present paper is to present a theoretical framework to promote and assist meaningful physics learning through computational models. Our proposal is based on the use of a tool, the AVM diagram, to design educational activities involving modeling and computer simulations. The idea is to provide a starting point for the construction and implementation of didactical approaches grounded in a coherent epistemological view about scientific modeling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 341-366pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific modelingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectComputer simulationsen
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectComputational modelingen
dc.subjectDiagramas AVMpt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.titleModelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeComputational models in physics teaching : a frameworken
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000871814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples