Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorRivas, Marcela Ines Espinozapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-28T02:09:34Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142165pt_BR
dc.description.abstractA razão desta pesquisa centra-se na necessidade de construir um conceito acerca da qualidade da alfabetização científica oferecida aos alunos do Curso de Bacharelado/Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pretende-se, neste trabalho, comparar e analisar o grau de alfabetização científica entre ingressantes e concluintes, considerando as seguintes dimensões: natureza da ciência, impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o Teste de Alfabetização Científica Básica, criado e validado pelos pesquisadores Rudiger C. Laugksch e Peter E. Spargo, em 1996. Entre outros resultados, pode-se afirmar que a média de acertos dos estudantes foi de 78,4% e as médias dos ingressantes e concluintes não diferiram significativamente entre si (α=0,05). Em síntese, pode-se afirmar que essa pesquisa fornece subsídios para promover melhorias no ensino da Ciência e da Tecnologia neste curso de graduação.pt_BR
dc.description.abstractThe reason to create this research is the construction of a concept about the quality of the scientific literacy offered to the Biology students from the Federal University of Rio Grande do Sul. We intend to analyze and compare the degree scientific literacy between freshmen and students from the last semester, considering the following dimensions of scientific literature: nature of science, impact of science and technology on society and science content knowledge. To achieve this purpose, we used the Basic Scientific Literacy Test, created and validated by the researchers Rudiger Laugksch C. and E. Peter Spargo, in 1996. According to results, we can afirm that the average students score was 78,4%, and the averages score between freshmen and last semester students do not differ significantly (α=0,05). In summary, we can say that this research provides subsidies to promote investments in the teaching of science and technology in this degree course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiólogospt_BR
dc.subjectBiologist graduationen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectScience literacyen
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleAvaliação do nível de alfabetização científica de estudantes de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeLevel assessment of scientific literacy biology students en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJunqueira, Heloisapt_BR
dc.identifier.nrb000991083pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples