A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita
dc.contributor.author | Bolzan, Daniele Blos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pupp Spinassé, Karen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-19T02:09:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-4846 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141319 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que propôs a prática de revisão por pares de produção escrita em inglês a um 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola com currículo bilíngue no sul do Brasil. A pesquisa investiga a atividade colaborativa em que os alunos se engajam quando revisam as produções de seus pares e o efeito que essas revisões tiveram na reescrita dos textos. O recorte apresentado neste artigo analisa as expectativas dos aprendizes antes, bem como sua avaliação depois da prática de revisão por pares. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas, e o método utilizado foi o misto (análise qualitativa e quantitativa). Os resultados mostram a abertura dos participantes a essa prática pedagógica e ao trabalho colaborativo, e demonstram o seu otimismo em relação à possibilidade de melhoria dos seus textos após a revisão do colega. Os dados também trazem contribuições em relação ao papel do professor e ao uso da segunda língua na revisão por pares. | pt_BR |
dc.description.abstract | his paper presents data from a study that proposed peer review in ESL writing to an 8th year elementary class in a Bilingual School in the South of Brazil. his research aims at analyzing the collaborative activity students engaged in while reviewing each other’s texts, highlighting the efects these reviews had in the inal versions of the texts. his paper discusses learners’ expectations before doing peer review in their writing class and their evaluation ater. Data were collected through questionnaires and interviews and were analyzed through the mixed methods approach (qualitative and quantitative). Results show that students were receptive to peer review and to collaborative work and showed optimism regarding the possibility of having better versions of their texts ater the peers’ feedback. Data also help us understand more about the teacher’s role and the use of second language in peer review. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 69, n. 1 (jan./abr. 2016), p. [95]-110 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Peer Review | en |
dc.subject | Revisão por pares | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Collaborative Activity | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Aquisição da linguagem (segunda língua) | pt_BR |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.title | A percepção de jovens aprendizes de segunda língua em relação à prática de revisão por pares em produção escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | The way second language young learners view peer review in writing | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991288 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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