Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGreca, Ileana Maríapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-17T02:07:26Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141216pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we initially discuss some limitations of the mental model theoretical framework for research in science education. Then, after an analysis of Vergnaud´s conceptual fields theory we propose an approach that integrating elements of both theoretical frameworks could provide a better understanding of some cognitive processes involved in the learning of scientific concepts. Finally, we suggest possible implications of this approach for science teaching as well as for research in this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 31-53pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMental modelsen
dc.subjectConceptual fieldsen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectSchemesen
dc.subjectOperational invariantsen
dc.subjectConceptual changeen
dc.titleAlém da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradorapt_BR
dc.title.alternativeBeyond the detection of students´ mental models An integrative representational approachen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000375239pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples