Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora
dc.contributor.author | Greca, Ileana María | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-17T02:07:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8795 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141216 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho discutimos algumas limitações do referencial teórico dos modelos mentais para a pesquisa em Ensino de Ciências. A partir da análise da teoria dos campos conceituais de Vergnaud propomos uma abordagem que, integrando elementos de ambos referenciais, poderia permitir uma melhor compreensão de alguns processos cognitivos na aprendizagem de conceitos científicos. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para a pesquisa e para o ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper we initially discuss some limitations of the mental model theoretical framework for research in science education. Then, after an analysis of Vergnaud´s conceptual fields theory we propose an approach that integrating elements of both theoretical frameworks could provide a better understanding of some cognitive processes involved in the learning of scientific concepts. Finally, we suggest possible implications of this approach for science teaching as well as for research in this area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2002), p. 31-53 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Mental models | en |
dc.subject | Conceptual fields | en |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.subject | Schemes | en |
dc.subject | Operational invariants | en |
dc.subject | Conceptual change | en |
dc.title | Além da detecção de modelos mentais dos estudantes : uma proposta representacional integradora | pt_BR |
dc.title.alternative | Beyond the detection of students´ mental models An integrative representational approach | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000375239 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Exatas e da Terra (6101)