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dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorLagreca, Maria do Carmo Baptistapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-14T02:08:33Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141144pt_BR
dc.description.abstractBaseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi também realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais “elaborados” os modelos mentais, mais facilmente os alunos podem compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula. Este trabalho complementa outro no qual apresentamos as categorias as quais chegamos: proposicionalistas, modelizadores proposicionalistas e modelizadores imagísticos. Cada caso que aqui relatamos ilustra detalhadamente uma destas categorias.pt_BR
dc.description.abstractWe based our study on the Mental Models Theory proposed by Johnson-Laird. College students were observed during two semesters with the objective of determining the type of mental representation that they would have used during the course, when they solved the problems and conceptual questions included in the instrutional tasks. In addition an interview was carried out at the end of the course with the purpose of finding additional elements that would allow us to infer mental models on concepts used by the students in the elaboration of their answers. The results of this research suggest the importance of the mental models in the understanding of the physical concepts. It seems that the more " elaborated " the mental models are, the more easily the students understand situations and contexts different from those worked in classroom. This paper complements another one in which we presented the categories we arrived: propositionalists, propositional modelers and imagistic modelers. Each case we describe here illustrates one of these categories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 1998), p. 83-106pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelos mentaispt_BR
dc.subjectMental modelsen
dc.subjectEnsino de fisica : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectMental representationsen
dc.subjectMecânica clássicapt_BR
dc.subjectPhysical conceptsen
dc.titleRepresentações mentais dos alunos em mecânica clássica : três casospt_BR
dc.title.alternativeStudents mental representations in classical mechanics : three casesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000292676pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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