Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Mariana Manfroi da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Piber dospt_BR
dc.date.accessioned2016-05-11T02:10:15Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140706pt_BR
dc.description.abstractA contabilidade tem passado por diversas mudanças para adequar-se à forma de divulgação das informações financeiras das entidades a fim de atender às Normas Internacionais de Contabilidade. Devido a transformações políticas, econômicas e sociais, antigos padrões que respondiam apenas aos interesses dos acionistas requerem alterações para atender também aos anseios da sociedade em relação às instituições. Segundo Welter, Oberger e Vanzella (2005), essas mudanças contribuem para que as empresas recorram a novas estratégias buscando sua continuidade no mercado. Uma delas está relacionada à divulgação da responsabilidade social. Sendo assim, percebe-se a preocupação das entidades com relação à transparência, à responsabilidade social e à governança corporativa. Dentro desse tema, insere-se a demonstração de valor adicionado. Este estudo analisa de que forma as empresas do setor financeiro e afins listados na BM&FBovespa fazem a distribuição da riqueza gerada por meio da análise da demonstração do valor adicionado (DVA), estabelecendo uma comparação dentro do setor entre os segmentos que o compõem. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, em que foram examinadas as DVAs referentes aos exercícios 2011, 2012 e 2013 das instituições que compuseram a amostra. Os resultados da pesquisa revelam diferenças significativas entre os segmentos analisados. Tal fato não pode ser atribuído apenas à natureza do negócio das empresas; é também ocasionado pela diferença de prática corporativa das sociedades.pt_BR
dc.description.abstractThe accounting has undergone several changes to adapt to the way of reporting financial statements of entities in order to meet International Accounting Standards. Due to political, economic and social changes, the old patterns that answered only to the interests of shareholders need also to be adapted to meet social concerns in relation to the institutions. According to Welter, Oberger and Vanzella (2005), these changes led the companies to search for new strategies to ensure their continuity in the market. One of them regards to the disclosure of social responsibility. Thus, it is observed the concern of companies as to transparency, social responsibility and corporate governance. The value added statement (VAS) is within this issue. This study analyses how companies in the financial and related sectors listed on the BM & FBovespa distribute generated wealth through the analysis of the value added statement, comparing the segments that compose the sector. This is a descriptive, qualitative study, in which VAS for the years of 2011, 2012 and 2013 of companies that composed the sample were investigated. The results show meaningful differences among the considered segments. This fact cannot be assigned only to the nature of the companies, but also to the difference in corporate practice of societies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectValue added statement (VAS)en
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingen
dc.subjectValue added distribution (VAD)en
dc.titleAnálise da distribuição do valor adicionado das empresas integrantes do setor financeiro e afins da BM&FBovespapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of value added distribution of companies in the financial and related sectors of BM & FBovespa en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000968516pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples