Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Romina Batista de Lucena dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Juliana Fabricio Tarragô dept_BR
dc.date.accessioned2016-05-11T02:09:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140637pt_BR
dc.description.abstractCom o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo é vital que os egressos das universidades possuam uma formação acadêmica completa e que leve em consideração não só os aspectos teóricos como também as atividades práticas, vivência e interação com outras áreas de forma a adquirir uma visão sistêmica nas atividades exercidas. Este estudo busca analisar a contribuição das atividades complementares na formação dos discentes formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e averiguar se os discentes acreditam possuir habilidades e competências necessárias e exigidas para o mercado de trabalho e qual a influência dos créditos complementares na sua formação. Para atingir tais objetivos foi realizada pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com aplicação de questionário aos alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis entre o quinto e oitavo semestre. Como principais resultados da análise verificaram-se que os alunos consideram as atividades complementares importantes e essenciais para uma formação acadêmica completa. Entretanto, os mesmos ainda possuem dificuldade em relação às definições e atividades consideradas, assim como o entendimento das resoluções e localização das informações necessárias para a efetivação do processo de reconhecimento. De modo geral, acreditam que obtiveram as habilidades e competências necessárias para a vida profissional contábil e que estão aptos para o mercado de trabalho. Ressalta-se que esses resultados podem ser utilizados para o aperfeiçoamento da utilização das atividades complementares bem como habilidades e competências dos discentes.pt_BR
dc.description.abstractWith such a demanding and competitive labor market nowadays it is vital for graduates from universities to have a complete academic education, and goes beyond that, taking into consideration not only the theoretical aspects but the practical activities, experiences and interaction with other areas as well, in order to acquire a systemic view from the performed activities. This study aims to analyze the contribution of complementary activities in the training of graduates students of Accounting at the Federal University of Rio Grande do Sul and to check if the students believe they have the necessary skills and competences the labor market requires, as well as the influence of complementary credits obtained during college. To achieve these goals it was made a quantitative and descriptive survey and a questionnaire to students enrolled between the fifth and eighth semester of the course was applied. The main results found by this analysis were that students consider those complementary activities important and essential for a full academic formation. However, they still have difficulty with the definitions and activities that are taken into account, as well as the understanding of the resolutions and finding the needed information for ensuring the recognition process. The students usually believe that had obtained the necessary skills and competences for effective work with accounting and that they are fit for the job market. It is noteworthy that these results can be used to improve the use of complementary activities and skills and competencies acquired by students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidade : Ensinopt_BR
dc.subjectAccountingen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectComplementary activitiesen
dc.subjectSkillsen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCompetencesen
dc.titleAtividades complementares no curso de Ciências Contábeis da Universidade federal do Rio Grande do Sul : habilidades e competênciaspt_BR
dc.title.alternativeComplementary activities during the accounting course from Federal University of Rio Grande do Sul : skills and competencesen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBianchi, Márciapt_BR
dc.identifier.nrb000989973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples