A literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Fecha
2012Autor
Otro título
Literature in the Brazilian High School Examination (ENEM)
Resumo
Este artigo analisa as questões de Literatura presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 1998 e 2010. O trabalho consistiu em perguntar que autores e livros de literatura são requisitados em questões de Literatura, de Língua, de Ciência Humanas, de Artes e de Humanidades. Em seguida, investigou-se que autores, períodos literários e gêneros são os mais recorrentes, para enfim perguntar qual o percentual de questões do Enem que prescindiam do estudo formal de Literatura n ...
Este artigo analisa as questões de Literatura presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 1998 e 2010. O trabalho consistiu em perguntar que autores e livros de literatura são requisitados em questões de Literatura, de Língua, de Ciência Humanas, de Artes e de Humanidades. Em seguida, investigou-se que autores, períodos literários e gêneros são os mais recorrentes, para enfim perguntar qual o percentual de questões do Enem que prescindiam do estudo formal de Literatura na escola, o que acaba por se tornar um forte diagnóstico da prova e o sintoma de um futuro a ser combatido. ...
Abstract
This paper is an analysis of the Literature questions in the Brazilian High School Examination between the years of 1998 and 2010. The work consisted in surveying which authors and literature books of literature are required in the Literature, Language, Human Sciences, Arts, and Humanities questions. After that, the authors, literary periods and genres that were the most recurrent were identified so that we could then estimate the percentage of questions at Enem which demand a formal study of L ...
This paper is an analysis of the Literature questions in the Brazilian High School Examination between the years of 1998 and 2010. The work consisted in surveying which authors and literature books of literature are required in the Literature, Language, Human Sciences, Arts, and Humanities questions. After that, the authors, literary periods and genres that were the most recurrent were identified so that we could then estimate the percentage of questions at Enem which demand a formal study of Literature at school, which ends up becoming a consistent diagnosis of the test and the symptom of a future to be avoided. ...
En
Nonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. N. 18 (jan./jun. 2012), f. 111-126
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39566)Lingüística, Letras y Artes (2690)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License