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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorAlves, Gustavo Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-05T02:08:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140265pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolve um plano de negócios para um projeto de empresa que atuará no setor de food service de Porto Alegre no formato de pizzaria. Antes de elaborar o plano de negócios foi necessário entender como funcionam a identificação de oportunidades de mercado e a gestão da inovação em empresas. A estrutura deste plano de negócios seguiu as recomendações do modelo de Dornelas (2012) para empresas de pequeno porte. A análise do ambiente externo serviu como base para guiar o ambiente interno da organização, tendo em vista o fato de ser uma empresa que ainda não existe e que pode ser moldada de acordo com as necessidades observadas. Portanto, o primeiro passo realizado foi a análise de mercado e competidores, que se deu através de entrevistas e observação. Após a realização da análise externa foi feito o plano de marketing, que desenvolveu os 7 Ps do mix de marketing de Booms e Bitner, servindo de base também para a construção de um plano operacional. A partir dos pontos expostos foi feita a matriz SWOT da empresa, levando ao desenvolvimento do plano estratégico da mesma. Por fim, a análise da viabilidade econômica da empresa pode ser feita, levando à conclusão de que o investimento inicial de aproximadamente R$ 90.800,00 deverá retornar durante o segundo ano de funcionamento da pizzaria.pt_BR
dc.description.abstractThis paper develops a business plan for a company project that will operate in the food service industry in Porto Alegre in pizzeria format. Before drawing up the business plan was necessary to understand how to identify market opportunities and innovation management in companies. The structure of the business plan followed the recommendations of the model made by Dornelas (2012) for small businesses. The analysis of the external environment served as the basis for guiding the internal environment of the organization in view of the fact that a company that does not yet exist and can be shaped according to the identified needs. So the first step performed was the market and competitors analysis, which occurred through interviews and observation. Upon completion of the external review was done the marketing plan, which developed the 7 Ps of the marketing mix from Booms and Bitner, also serving as base for the construction of an operational plan. From the exposed areas was made SWOT matrix of the company, leading to the development of the strategic plan of the same. Finally, the analysis of the economic viability could be made, leading to the conclusion that the initial investment of approximately R $ 90,800.00 should return during the second year of operation of the pizzeria.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness planen
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectFood serviceen
dc.subjectInovationen
dc.subjectPizzeriaen
dc.titlePlano de negócios para empresa do ramo de food service em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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