Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorValejo, Andréia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-04-23T02:07:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139387pt_BR
dc.description.abstractA relação direta entre atividade física e saúde são hoje incontestáveis. Mesmo assim órgãos de controle como a Organização Mundial da Saúde alertam que o sedentarismo, obesidade e doenças crônicas fazem parte de uma expressiva parcela da juventude mundial. A Educação Física Escolar é uma disciplina cujo currículo inclui uma ampla diversidade de temas dentre eles o esporte, jogos, lutas, mas, também importantes temas ditos transversais como saúde, meio ambiente e sociedade, dentre outros. Após a realização das práticas de estágio, percebi uma metodologia de ensino de Educação Física ainda voltada para o esporte, competição e aptidão física e com dificuldade na proposição de temas atuais e urgentes como o da saúde. Este estudo, de caráter qualitativo-descritivo, realizou, a partir de revisão bibliográfica e de uma pesquisa com docentes, uma análise do planejamento curricular e da metodologia de ensino-aprendizagem da Educação Física no ensino médio, focando sua relação com os temas saúde e bem-estar. Também as dificuldades por eles encontradas para contextualizar esses conteúdos e legitimá-los dentro de seu plano de ensino na busca da construção de um conhecimento crítico e estimulante para que os jovens alunos busquem opções dentro de sua realidade após o período escolar. Problematizar o universo do tema fora da escola, convidar os alunos a refletir de forma crítica e consciente sobre seu estilo de vida, buscando o diálogo e considerando sua realidade, pode ser um dos caminhos para a mudança de suas escolhas quando a atividade física for uma escolha e decisão que independa de nota em um boletim, ou seja, escolhas para além dos muros da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe direct relationship between physical activity and health is now indisputable. Even so control organs like the World Health Organization alert that the physical inactivity, obesity and chronic diseases are part of a significant portion of world youth. The School’s Physical Education is a subject whose curriculum includes a wide diversity of themes among them the sport, wrestling but, also important themes said transverse like health, environment and society, among others. After the achievement of internship practices, I realized a teaching methodology of Physical Education still facing the sport, competition and physical aptitude and with difficulty on the proposition of present and urgent themes like health. This study, of qualitative-descriptive character, held, from bibliographic review and a research with teachers, an analysis of the curricular planning and the methodology of teaching and learning of Physical Education in high school, focusing your relation with topics health and quality of life. As well the difficulties by them found to contextualize these subjects and legitimize them inside your plan of teaching in the pursuit of building a critical and stimulating knowledge so that young students seek options inside your reality after the school period. Problematize the theme’s universeoutside the school, invite the students to reflect critically and consciously about your lifestyle, seeking for dialog and considering your reality, can be one of the ways to the change of their choices when physical activity is a choice and a decision which is independent of note in a report, in other words, choices beyond the school walls.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectQuality of lifeen
dc.titleAlém dos muros da escola : uma relação entre a educação física escolar e a saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990173pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples