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dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorPeres, Rildo Goulartpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:07:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139065pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Resolução de Problemas em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. A opção pela Resolução de Problemas relacionou-se à ampliação das estratégias metodológicas do professor em formação. Para implementação da experimentação didática foi adotada a sequência adaptada de Goi e Santos que consiste na utilização de questionário do perfil do aluno, na elaboração do problema, aula introdutória ao tema a ser abordado, apresentação do problema aos alunos, socialização das soluções escolhidas pelos grupos de alunos, aula de consolidação dos conhecimentos referentes ao tema abordado e uso do questionário tipo Likert. Na implementação foram coletados os dados para realização das análises qualitativas e quantitativas. A análise quantitativa foi realizada a partir do perfil do aluno: questionário com perguntas abertas. As anotações do professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Resolução de Problemas, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões foram analisadas de forma qualitativa. As análises mostraram que os alunos utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e que tiveram a impressão que aprenderam novos conhecimentos destacando ser diferente de outras metodologias. Os alunos afirmaram que utilizaram um tempo maior para as pesquisas mas que consideraram válidas para o aprendizado. O professor-pesquisador conseguiu evidenciar uma melhora no uso da metodologia por parte dos alunos apesar da confusão na interpretação de alguns itens no questionário tipo Likert na autoavaliação. Os resultados demonstraram que o estágio é o momento de reflexões e de experimentações didáticas de forma a aperfeiçoar a prática docente do futuro profissional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleAnálises e reflexões sobre o uso da resolução de problemas como alternativa metodológica para o ensino de química no ensino técnicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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