Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Maria Luiza Pazpt_BR
dc.contributor.authorHauschild, Déborah Ruschelpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-12T02:06:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135541pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo do tipo revisão integrativa (RI) baseada em Cooper (1984). Objetivou-se caracterizar as práticas de educação em saúde utilizadas por enfermeiros no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Para a busca foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Após o cruzamento dos descritores foram encontrados 324 artigos disponíveis, dos quais, após a leitura dos resumos, 293 foram excluídos por não responderem à questão norteadora ou por estarem repetidos; 28 foram os selecionados para a leitura na íntegra. Após a leitura e avaliação foram excluídos ainda 22 artigos por não responderem ao objetivo do estudo, restando, desta forma, seis artigos para análise. A análise evidenciou que 83,3% dos estudos utilizou a técnica de grupos como abordagem para desenvolver práticas de educação em saúde com portadores de DCNT. As principais estratégias adotadas nas atividades grupais foram jogos sobre temas envolvendo as DCNT, a troca de experiências e o feedback como maneiras de promover a educação em saúde. A abordagem individual foi utilizada por 16,6% dos estudos, por meio da aplicação de manuais e o contato por telefone como forma de favorecer o autocuidado. Conclui-se que a adoção de práticas em educação em saúde utilizadas por enfermeiros e direcionadas para os pacientes portadores de DCNT são relevantes e que tais ações promovem o entendimento do paciente sobre suas patologias e favorecem a adesão aos tratamentos e o aumento da qualidade de vida. Para que mais pacientes possam se promover dessas ações sugere-se que novos estudos sejam realizados para aumentar a produção sobre esta temática, a qual se mostrou bastante escassa no presente estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectDoença crônicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titlePráticas de educação em saúde utilizadas por enfermeiros no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record