Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2016-04-07T17:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135096pt_BR
dc.description.abstractO presente texto traz a entrevista da Professora Gloria Ladson-Billings, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Nessa entrevista, a professora Ladson-Billings analisa conceitos como o de ‘teoria racial crítica’ e ‘pedagogia culturalmente relevante’, mostra a importância desses conceitos para a superação de modelos conservadores de Educação Multicultural, bem como discute os desafios que ainda precisam ser enfrentados no campo do currículo e da formação docente, principalmente em relação às questões raciais. Finalmente, ela fala a respeito do que conhece sobre a realidade educacional brasileira e de como o Brasil poderia participar de um movimento de construção de uma consciência racial crítica mundial.pt_BR
dc.description.abstractIn this interview, Professor Gloria Ladson-Billings analyzes the concepts of ‘critical race theory’ and ‘culturally relevant pedagogy’, emphasizes the importance of these concepts in the process of overcomingconservative models of multicultural education, and discusses the challenges for those working in the field of curriculum and teacher education, especially when they deal with the issue of race. Finally, she comments on her knowledge of the Brazilian educational reality and argues that Brazil should participate in a movement for the creation of a global critical race consciousness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e sociedade. São Paulopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCritical race theoryen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCulturally relevant pedagogyen
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectMulticultural educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectConsciência socialpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titlePara além de uma educação multicultural : teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente : entrevista com a Professora Gloria Ladson-Billingspt_BR
dc.title.alternativeBeyond multicultural education: critical race theory, culturally relevant pedagogy and teacher training (interview with professor gloria ladson-billings) en
dc.typeEntrevistapt_BR
dc.identifier.nrb000329622pt_BR
dc.contributor.intervieweeLadson-Billings, Gloriapt_BR
dc.contributor.interviewerGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.interviewerDiniz-Pereira, Júlio Emíliopt_BR
dc.contributor.interviewerHypolito, Alvaro Moreirapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples