Uma biblioteca, um punhado de crianças e uma história a contar: biblioteca comunitária Nova Chocolatão à luz da psicologia ambiental
dc.contributor.advisor | Sousa, Rodrigo Silva Caxias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Muller, Berenice Beatriz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-02T02:06:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134816 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda as noções de Apropriação do espaço, Identidade de Lugar e Sentimento de pertencimento, oriundas da Psicologia Ambiental, em relação à biblioteca comunitária Nova Chocolatão, por parte dos seus usuários (as crianças). Apresenta um breve histórico das origens da Vila Chocolatão e do posterior reassentamento das famílias no loteamento Residencial Vila Nova Chocolatão. Descreve o arranjo espacial da biblioteca comunitária Nova Chocolatão. Traça um breve relato das origens da Psicologia Ambiental, assim como dos conceitos de Apropriação do espaço, Identidade de lugar e Sentimento de pertencimento. Faz uso dos relatos originados na observação participante para compor o Diário de Campo. Aborda os princípios básicos das teorias de Luquet e Piaget sobre o desenvolvimento de desenhos infantis. Através da análise de conteúdo de Bardin identifica no Diário de campo as seguintes categorias analíticas: Brincadeiras, Descontração, Educação e Apropriação. Elenca nos Desenhos Infantis as seguintes categorias analíticas: Natureza, Ambiência, Simbolismo, Motivações e Emoções/Sentimentos obtidos através da análise de conteúdo. Elabora tabela no programa Word com as categorias analíticas apuradas no Diário de Campo e ilustra com trechos dos textos. Identifica as categorias analíticas apuradas nos desenhos infantis e ilustra com as fotos digitalizadas dos referidos desenhos. Na discussão dos resultados ressalta que os trechos extraídos do Diário de Campo atestam a manifestação de Apropriação do Espaço entre as crianças usuárias da biblioteca. Nos desenhos infantis se manifesta o laço afetivo das crianças em relação à educadora. Comenta o fato de os educadores das bibliotecas comunitárias exercerem informalmente o papel de cuidadores das crianças devido às difíceis condições sociais dos moradores do bairro. Conclui o estudo salientando a importância do papel social que as bibliotecas comunitárias desempenham no processo de formação da identidade pessoal e social das crianças usuárias dessas bibliotecas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses the concepts of Space’s Appropriation, Identity Place and Sense of Belonging arising from the Environmental Psychology, regarding community library Nova Chocolatão, by their users (children). It presents a brief history of the origins of Vila Chocolatão and the subsequent resettlement of families in the Residencial Vila Nova Chocolatão. Describes the Spatial Arrangement of the community library Nova Chocolatão. Traces a brief account of the origins of Environmental Psychology, as well as the concepts of Space’s Appropriation, Place Identity and Sense of Belonging. It makes use of the reports on participant observation to make up the field diary. It covers the basics of Piaget and Luquet’s theories on the development of children's drawings. Through Bardin’s Content Analysis identifies in the field diary the following analytical categories: Play, Relaxation, Education and Appropriation. Children's drawing lists in the following analytical categories: Nature, Ambience, Symbolism, Motivations and Emotions / Feelings obtained through content analysis. Elaborates table in Word program with the analytical categories cleared in the field diary and illustrates with excerpts from texts. Identifies the analytical categories cleared in children's drawings and illustrates with scanned photos of the drawings. In the discussion of the results points out that the field diary excerpts attest to the Space’s Appropriation manifestation among children using the library. Children's drawings shows the bond of affection of them in relation to the educator. Comments that educators of the community libraries informally are exercising the role of caregivers of children due to difficult social conditions for local residents. The study concludes by stressing the importance of the social role that community libraries play in the formation of personal and social identity of these children. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biblioteca comunitária | pt_BR |
dc.subject | Community library | en |
dc.subject | Psicologia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental psychology | en |
dc.subject | Space’s appropriation | en |
dc.subject | Identity place | en |
dc.subject | Sense of belonging | en |
dc.subject | Place attachment | en |
dc.subject | Content analysis | en |
dc.subject | Field diary | en |
dc.subject | Children's drawings | en |
dc.title | Uma biblioteca, um punhado de crianças e uma história a contar: biblioteca comunitária Nova Chocolatão à luz da psicologia ambiental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Campos, Camila Bolzan de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000987334 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Biblioteconomia (816)