Terapia de casal : da queixa à demanda
dc.contributor.advisor | Wagner, Adriana | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marcelo Emílio dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T02:05:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134697 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa como a queixa e o motivo de busca estão relacionados à identificação das demandas de casais encaminhados para terapia. Participaram deste estudo três casais heterossexuais, encaminhados para terapia de casal na Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP-UFRGS). Foram realizadas entrevistas estruturadas individuais com cada cônjuge que compunha os citados casais. O método empregado foi o Estudo de Casos Coletivos. Juntamente com os dados de identificação, as queixas e os motivos da busca apresentados pelos três casais foram analisados. Os resultados mostraram como a análise da queixa e do motivo da busca, juntamente com a consideração de outros dados, permitiu chegar a possíveis indicativos de demanda. Observa-se que é fundamental deixar bem caracterizada a queixa e o motivo da busca pela terapia para que se possa compreender a demanda terapêutica, e assim transformar as queixas apresentadas pelos cônjuges em demandas mais realistas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aconselhamento conjugal | pt_BR |
dc.subject | Conflito conjugal | pt_BR |
dc.subject | Relações conjugais | pt_BR |
dc.subject | Psicologia clínica | pt_BR |
dc.title | Terapia de casal : da queixa à demanda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988450 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License