Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPoester, Teresa Sousapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Lydia Helena Wöhlpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-01T02:05:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134684pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura desmistificar a ideia de genialidade e necessidade de representação fidedigna à realidade visível durante o Estágio Docente, entre alunos do Ensino Médio. Com o objetivo de desenvolver o conhecimento e a autonomia na área de Artes Visuais, assim como a ideia de autenticidade na prática artística, utiliza-se de uma revisão do conceito de Arte, numa abordagem histórica. Somado a tal tarefa, também trago questionamentos sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como facilitadoras do processo de ensinoaprendizagem, uma vez que vivemos em uma sociedade conectada por meio de recursos virtuais; e também porque tal experimento está de acordo com as atuais orientações curriculares para a Educação Básica, que visam a inclusão digital por parte dos alunos. Visto isso, a primeira atividade prática, e de uma representação por meio da cópia de uma fotografia, foi com o emprego da técnica de Quadrícula. Na sequência, proponho a realização da representação autêntica a partir de interpretações individuais dos alunos sobre o mesmo tema. Como suporte didático tecnológico, faço uso de uma Plataforma de blogging, o Tumblr, enquanto recurso de blended-learning. A análise e avaliação do Estágio foram conduzidas sob uma abordagem qualitativa, baseada na produção discente, e quantitativa, por meio de questionário respondido pelos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aim to demystify the idea of geniality and need of faithful representation of visible reality in Visual Arts during my Teacher Training among high school students. In order to develop knowledge and autonomy in the area of Visual Arts, as well as the idea of authenticity in art practice, it was reviewed the evolution of Art concept during classes, in a historical approach. Added to this task, this work also brings questions about the use of Information and Communication Technologies (ICT) to facilitate the teaching-learning process, since we live in a society connected through virtual resources; and also because such experiment is in line with current curriculum guidelines for Basic Education, which requires digital inclusion by the students. Hence, the first practical activity, and the representation through the copy of visible reality by a photograph, was made by the use of the Grid technique. Then, I propose the realization of an authentic representation by students individual interpretations abut the same subject of copy. As technological teaching support, I used a blogging platform, Tumblr, as blended-learning feature. The analysis and evaluation stage were conducted under a qualitative approach, based on student production, and quantitatively approach, through a questionnaire answered by the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPost-modernityen
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectAuthenticityen
dc.subjectAutenticidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTecnologia da informação : Ensinopt_BR
dc.subjectArtistic fielden
dc.subjectICT in educationen
dc.titleExpressões de Arte : da Cópia à Autoriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples